Trata-se de mais uma etapa de capacitação para que a brigada possa atuar no município

 

Neste sábado, dia 17, a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Vital Brasil, realizou mais uma etapa do treinamento da brigada voluntária de combate a incêndio.  Esta etapa foi ministrada pelo chefe de herpetologia do Instituto, Benedito Ambrozio e trata-se do manuseio e captura de animais peçonhentos.

Após finalizada esta etapa, será iniciada a conclusão da fase que está sendo ministrada pelo 1º GSFMA (Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente) no Rio de Janeiro, no dia 28 deste mês, bem como o processo e treinamento de primeiros socorros, que será o último passo para que a brigada possa iniciar seus trabalhos.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, explicou a necessidade dessa capacitação para os brigadistas. “A ideia é que eles saibam como atuar caso o animal seja peçonhento ou não, quais cuidados deverão ser adotados com os animais resgatados e os materiais corretos que deverão ser utilizados. É importante que saibam fazer a contenção e a captura sem risco para o brigadista ou para o bicho”.

O treinamento da brigada voluntária iniciou-se em junho, na Semana de Meio Ambiente. A estratégia é a cooperação mútua para otimizar a aplicação dos recursos humanos e materiais disponíveis.