Fogo teria sido ateado em pneus por um homem ainda não identificado. Chamas se alastram pela vegetação e foi controlada por brigadistas

Integrantes da brigada voluntária de Barra Mansa realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 30, o primeiro atendimento de combate a incêndios no ano. A ação foi no bairro Boa Vista, às margens da Via Dutra. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o fogo teria sido ateado em pneus que estavam depositados em um terreno por um homem, que até o momento não foi identificado.

Com os ventos, as chamas se alastraram atingindo a vegetação, numa área aproximada de 70 metros quadrados. O fogo provocou uma névoa de fumaça no céu da localidade.

Ainda de acordo com a Secretaria, o proprietário do terreno onde ocorreu o incêndio será notificado pela administração pública, já que a área não deveria ter nenhum tipo de material armazenado, como os pneus.

A brigada voluntária de Barra Mansa foi oficialmente instituída em setembro de 2021, com a finalidade de combater princípios de incêndio em vegetação e reduzir danos ao meio ambiente pela queima de florestas que trazem diversos impactos ao meio ambiente, como perda de biodiversidade, emissão de CO² para atmosfera, empobrecimento do solo, surgimento de erosões, entre outros.

As ações da brigada são coordenadas pelo Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).