Os tipos sanguíneos AB+, A+ e O+ se encontram estáveis, mas os demais estão em estado crítico na unidade

O Hemonúcleo de Barra Mansa está necessitando de novas doações para a regularização do estoque. A unidade está reforçando, nesta terça-feira, dia 29, que os tipos sanguíneos AB+, A+ e O+ se encontram estáveis, enquanto todos os outros (AB-, A-, B+, B- e O-) estão em situação crítica. O ato nobre, voluntário e de grande generosidade é de suma importância para a sociedade, pois pode salvar muitas vidas.
De acordo com a coordenadora da unidade, Thaís Mendes, para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. “No caso dos idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Já para menores de idade, o ato só pode ocorrer com autorização de seus responsáveis. O voluntário precisa estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso a pessoa tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização”, explicou, enfatizando que a conscientização e a ajuda da população são essenciais para ajudar aqueles que passam por cirurgias complexas, fazem quimioterapia, entre outros tratamentos.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações são captadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados. O telefone para outras informações é: (24) 3512-0788.