Planejamento, pesquisa e cuidado com os golpes são fundamentais para evitar contratempos

A Black Friday de 2024 está em sua 14ª edição no Brasil. A data oficial é no dia 29, mas muitas lojas já destacam promoções desde o começo do mês. A expectativa de faturamento no Brasil, segundo o ‘Panorama do Consumo Black Friday 2024’, é de R$ 9,3 bilhões, um aumento de 9,1% em relação a 2023.
O Procon de Barra Mansa orienta a população para fazer bons negócios e também para evitar cair em golpes. De acordo com o gerente do órgão no município, Felipe Goulart, a Black Friday possui um fluxo muito grande de compras e atrasos nas entregas de produtos.
– É importante que as pessoas pesquisem e tenham cuidado redobrado ao buscar pelas promoções. A melhor orientação para evitar golpes é pesquisar preços do produto em mais de uma unidade e ter em mente que não existe super promoções, pois vendas muito vantajosas acendem um alerta. É preciso ter cuidado para não cair em ‘pegadinhas’, já que muitos comércios dão descontos fictícios – explicou.
Goulart também destacou a importância de buscar por sites oficiais e conferir os sistemas internos do endereço eletrônico para ter os direitos resguardados. “É fundamental que o consumidor fique atento ao nível de satisfação dos clientes e às avaliações dos produtos, lojas e sites. Vale lembrar que as lojas devem garantir a entrega do produto dentro do prazo combinado e informado ao cliente. Se o consumidor desistir da compra, seja por arrependimento ou por atraso, ele deve esperar o produto chegar até sua residência e recusar o recebimento para ter o estorno efetuado. Durante o processo, ele também pode comunicar ao vendedor, a fim de evitar maiores transtornos”, frisou.
A troca de mercadorias é válida para lojas em que a compra é feita sem que o cliente veja o produto, como compras feitas fora do estabelecimento comercial, on-line, por catálogo e telefone. Já em casos de avaria, qualquer dano, deterioração ou desgaste que ocorra com a mercadoria, na caixa ou embalagem do produto, deve ser especificado no documento fiscal, tanto no que fica com o entregador, quanto no que o cliente recebe.
As denúncias em relação a Black Friday podem ser efetuadas no Procon, que fica localizado no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luís Ponce, número 263, no Centro, ou através dos telefones (24)3029-9364 / (24)3029-9368 / (24)3029-9363.