Além de disponibilizar mais de 15 mil livros, espaço está aberto todos os dias, inclusive aos finais de semana, e conta com galeria de arte, área para crianças e diversos projetos desenvolvidos durante o ano

 

Durante as férias a Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco pode ser uma opção para jovens e adultos de Barra Mansa. O espaço, localizado no térreo do Palácio Barão de Guapy, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 15h. A Biblioteca continua com os protocolos de segurança para prevenção à Covid-19, com a higienização do local e dos livros, além de manter o distanciamento social e exigir o uso de máscaras.

“Estamos funcionando para empréstimo, estudo, pesquisa e leitura; seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e com a higienização de todos os livros após o empréstimo”, disse a gerente de Bibliotecas e Formação, Graziela Lorena.

Os amantes da boa leitura têm na Biblioteca um mundo de opções. Para ter acesso, basta realizar um cadastro e desfrutar de tudo que ela oferece.

“A Biblioteca dispõe de um espaço agradável e acolhedor para leitura, pesquisa e estudo. Além disso, os moradores podem pegar os livros e levar para casa de duas formas: por empréstimo, onde o leitor pode retirar até três exemplares por um período de 15 dias e para isso basta se cadastrar com nome, endereço, CPF e um número de telefone”, acrescentou Graziela.

A Biblioteca também possui o projeto ‘Pegue e Leve’, onde uma série de livros é disponibilizada para que o leitor fique com o exemplar, sem que haja a necessidade de devolução. “Há uma estante onde disponibilizamos os livros que possuímos várias exemplares ou publicações doadas que não puderam entrar em nosso acervo, mas ressalto que não são livros velhos, todos em ótimo estado. Essa estante é itinerante, ela fica na sede da biblioteca, mas de tempos em tempos o leitor pode encontrá-la em praças e espaços públicos da cidade”, ressaltou a gerente.

A Biblioteca Municipal foi fundada em 1873 e funcionou em vários prédios, até que em 1987 fixou-se no Palácio Barão de Guapy. Atualmente o espaço possui aproximadamente 15 mil livros em seu acervo.

“Contamos com várias coleções completas de escritores atuais e obras que deram origem a séries, um rico acervo de literatura brasileira e específico de arte e cultura, com títulos na área de dança, música, cinema, arquitetura e rádio, além de outras vertentes da área de audiovisual”, citou Graziela.

O espaço é dedicado a todas as idades, o acervo possui publicações que atendem também o público infantil. “Temos um amplo espaço totalmente dedicado às crianças, do jeitinho delas, para que fiquem à vontade. Também disponibilizamos atividades de pintura, dobradura e outras. Além das específicas nos fins de semana: contação de histórias e pequenas oficinas”.

 

Projetos para 2022

 

A Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco é ligada à Fundação Cultura Barra Mansa, que desenvolve diversas ações para o fomento cultural na cidade, entre eles os ligados à leitura como Circuito Biblioteca, Cinebiblioteca, Clube do Livro, sarau e outros.

“Reabrimos a Biblioteca em novembro de 2020, com o avanço na vacinação conseguimos fazer retomada de alguns projetos, é claro que respeitando medidas de proteção contra a Covid-19. Neste 2022 já estamos com uma programação, que vamos divulgar ao longo do ano. Algumas atividades vamos iniciar no próximo mês, como por exemplo as aulas de desenho, argila e pintura e que as inscrições deverão começar no fim de fevereiro”, afirmou Graziela.

 

Galeria Clécio Penedo

 

Inaugurada em outubro do ano passado, a Galeria Clécio Penedo funciona junto com a Biblioteca Municipal, no térreo do Palácio Barão de Guapy.

“Durante todo o funcionamento da Biblioteca, a Galeria Clécio Penedo fica aberta para a visitação, com profissionais preparados por um especialista da área de Artes para receber os visitantes e informar sobre o conteúdo das exposições selecionadas”, concluiu Graziela.

 

 

Serviço:

Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Endereço: Palácio Barão de Guapy, Rua Custódio Ferreira Leite, 01 – Centro, Barra Mansa

Telefone: (24) 3326-0405