Todos os andares foram vistoriados, sendo encontradas e coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 1º, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), com apoio da Guarda Municipal, realizaram uma inspeção no antigo Hospital e Maternidade Menino Jesus de Praga, situado na Avenida Tenente José Eduardo, no bairro Ano Bom. O principal objetivo do trabalho foi identificar e eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O trabalho contou com 10 agentes de combate às endemias (ACE), que percorreram e vistoriaram todos os andares do prédio, que se encontra inutilizado há vários anos.

De acordo com a médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, foram encontradas larvas dentro de vasos sanitários que estavam próximos às janelas. Elas foram coletadas pelos agentes, que também aplicaram larvicida nos pontos de proliferação para eliminação das demais.

– Essa ação se torna de suma importância em relação à saúde pública devido aos casos de dengue que estamos tendo neste ano, evitando também futuros problemas que poderiam acarretar. Além disso, o ambiente está insalubre com muitas fezes de pombos que podem trazer doenças à saúde humana, como, por exemplo, a criptococose – informou.

Millena também destacou que uma caixa d’água do antigo hospital foi lacrada após receber aplicação do larvicida, enquanto outra teve que ser destruída pela equipe do Saae.

Como agir

As denúncias sobre imóveis e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.