Além de melhorias estruturais, unidade contará com mais médicos, especialistas e horário estendido, esperando receber cerca de 50 mil pacientes por ano

O prefeito Rodrigo Drable visitou a Policlínica do bairro Nove de Abril na manhã desta terça-feira, dia 26. Acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes; do presidente da Câmara, Luiz Furlani; e do vereador Deco, ele anunciou a reforma e ampliação da unidade. Duas equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), com mais médicos, especialistas e agentes, irão reforçar os atendimentos. Mesmo no último ano de pandemia, a unidade recebeu cerca de 25.000 pacientes, em média. Expectativa é dobrar este número com as obras e horário de funcionamento estendido até às 20h.
Segundo o coordenador técnico e administrativo da Policlínica, enfermeiro Marcelo Mota Nogueira, a unidade dá suporte aos PSFs da Região Leste e também presta assistência em saúde aos moradores dos bairros: Assunção, Metalúrgico, São Sebastião, Santa Inês, Morada da Granja, São Cristóvão, São Lucas, Nove de Abril e São Carlos.
“Nos primeiros anos do atual governo, aumentamos muito o quantitativo de atendimento. Chegando a realizar 5 mil por mês, o que dava 60.000 ao ano, em média. Com o passar dos anos este número deu uma estabilizada, o que é normal após uma alta demanda inicial. Com a pandemia, a procura reduziu significativamente. Em 2021, recebemos cerca de 25.000 pacientes. Mas, muito mais que o quantitativo que estamos preparados para dobrar após as obras e horário estendido, nosso objetivo com essa reforma é ampliar a qualidade e o tempo de atendimento”, explicou Marcelo.
O secretário de Saúde também destacou que os trabalhos irão proporcionar maior comodidade ao paciente e aos profissionais. “A Policlínica é de especialidades e vamos ampliar e melhorar a qualidade do atendimento. Pelo espaço que contempla, incluiremos duas equipes do Programa de Saúde da Família, abrangendo muito a área de atuação da unidade. Também teremos especialistas através do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e manteremos as fisioterapias e o CEO, que é o Centro de Especialidades Odontológicas. O horário ampliado de atendimento, até às 20h, também vai facilitar a vida das pessoas que trabalham durante o dia”, explicou Dr. Sérgio Gomes.
O prefeito Rodrigo Drable reforçou que o foco está na qualidade de atendimento da Saúde. “Essa unidade é importante no contexto da estrutura de atendimento ao cidadão de Barra Mansa e vai passar por algumas modificações importantes. Primeira delas: incluiremos aqui dois PSFs – duas equipes inteiras que farão o atendimento no local, devido ao contingente imenso da comunidade. Avançamos muito, mas eu faço questão que melhore a cada dia. Alguns problemas que enfrentamos não podem continuar. E o caminho é esse: reconhecer o que deu certo, identificar as falhas e trabalhar para corrigir”, concluiu Drable.

 

FOTO: Paulo Dimas