Cautelosamente, secretário de Saúde analisa o resultado
Enquanto o Brasil registra 1.051 casos da variante Delta com grande predominância no Rio de Janeiro, com 431 casos, segundo análise da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do dia 17/08, Barra Mansa segue até o momento sem nenhum caso confirmado desta cepa.
O resultado é analisado pelo secretário de Saúde, Sérgio Gomes, com muita cautela. “Estamos investindo na vacinação dos cidadãos e nos próximos dias vamos imunizar com a primeira dose pessoas entre 23 e 21 anos. Também estamos reforçando as orientações sobre o processo de imunização, que só ocorre após 15 dias da segunda dose ou da dose única, nos casos do imunizante da Janssen. A pandemia não acabou. Temos casos no Brasil das variantes Delta e Gamma. Barra Mansa tem trabalhado muito para manter os números de casos controlados e evitar a propagação da doença”, destacou.
Nesta quinta-feira, 19, a imunização é direcionada aos jovens de 23 anos e repescagem para pessoas com 37 anos que não compareceram ao posto de vacinação. Na sexta-feira, 20, o público a ser atendido são cidadãos de 22 anos e repescagem para pessoas com 36 anos. Já no sábado, 21, serão vacinadas pessoas de 21 anos e repescagem para aquelas com 35 anos. Nestes três dias também serão aplicadas as segundas doses agendadas e a vacinação em gestantes, puérperas e lactantes de até 24 meses de idade.
ATUALIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA – Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta-feira, 18, desde o início da pandemia, Barra Mansa tem 59.076 casos notificados da Covid-19. Deste total, 16.422 são positivos, 42.598 descartados, 15.529 curados e 641 óbitos. Existem 56 suspeitas da doença.
Com relação aos leitos clínicos, das 12 unidades disponíveis na Santa Casa, apenas duas estão ocupadas. No Centro da Covid, na Região Leste, sete dos 13 leitos estão sendo utilizados. Na UPA Centro os seis leitos disponíveis estão desocupados. No Hospital da Mulher, no Ano Bom, o leito para tratamento do novo coronavírus está disponível.
Na Santa Casa dos 13 leitos de UTI, quatro estão ocupados, enquanto no Centro da Covid os quatro leitos existentes estão disponíveis. No que diz respeito aos respiradores, das 22 unidades disponíveis apenas duas estão em uso.