A Secretaria de Saúde de Barra Mansa convoca os moradores para a imunização contra Covid-19, que seguirá nesta terça-feira, dia 19. Na cidade já foram aplicadas 348.014 primeiras doses em jovens e adultos contra o coronavírus, além das 9.722 primeiras aplicações pediátricas – o que corresponde a 61% das crianças entre 05 e 11 anos. A cidade aplicará ainda, doses contra Influenza em idosos maiores de 70 anos. Profissionais da Saúde também poderão receber o imunizante, além da dose contra o sarampo, se não tiverem recebido a atualização da Tríplice Viral.
A vacinação contra Covid-19 acontecerá nas seguintes unidades para quem tem de 05 a 11 anos de idade ou imunossupressão: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras.
Os responsáveis de crianças a partir de 06 anos de idade devem procurar as seguintes unidades de saúde: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.
Para serem imunizadas, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil, documento pessoal e comprovante de residência.
A vacinação contra Covid-19 também continua para jovens e adultos:
D1: Pessoas a partir de 12 anos;
D2: Doses agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;
D3: Maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 19/12;
D4: Imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 19/12 e idosos acima de 80 anos que tenham tomado D3 até 19/12.
As unidades de saúde estão disponíveis das 9h às 16h, com exceção do PSF Ano Bom, que funciona das 9h às 20h. Para a vacinação, é indispensável a apresentação do RG, CPF, Comprovante de Residência nominal ou em nome dos pais atualizado ou declaração de posto de saúde e cartão de vacina. Os locais para a vacina são de livre escolha, respeitando os dias e horários acima.
Influenza e Sarampo
Já as vacinações contra Influenza e sarampo acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Nesta primeira etapa, idosos de 65 anos e trabalhadores com mais de 30 anos podem se imunizar em qualquer unidade de saúde. Para os demais trabalhadores, a aplicação será feita em seus locais de trabalho.
As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral, como atualização de caderneta. As doses serão ministradas em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Foto: Felipe Vieira