Serviços preventivos são realizados para minimizar danos pelas chuvas recorrentes. Governo estadual irá auxiliar através de empréstimo de maquinário

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, segue com os trabalhos de recuperação das estradas vicinais. As vias sofreram uma série de danos em consequência dos temporais recorrentes. Segundo o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, todas estavam em estado crítico, mas já foram desobstruídas e estão transitáveis.
“É um trabalho árduo e temos tido muita demanda. As últimas chuvas trouxeram um impacto muito grande. Aos poucos estamos solucionando os problemas, mas todas as vias já estão com trânsito liberado”, disse.
Ainda segundo o secretário, as equipes seguem trabalhando incansavelmente para que a produção rural não sofra as consequências. “Estamos trabalhando em várias frentes. Temos equipes espalhadas em todas as vias que sofreram algum dano. Essas estradas são essenciais para o trabalho no campo, pois através delas toda a produção é escoada, além do fato de ser trânsito para as crianças que vão para a escola e para famílias acessarem diversos tipos de serviço”, pontuou.
Entre os trabalhos realizados está o manilhamento da estrada que liga o distrito Amparo a São Joaquim (Quatis) e à Avenida Perimetral. “Entre Amparo e São Joaquim o trânsito ficou parcialmente interrompido e a produção de leite foi afetada. Lá, nós realizamos operação tapa-buracos e a reinstalação de manilhas que haviam cedido. Assim como na Perimetral, onde também tivemos que fazer manilhamento e obras de drenagem”, disse Beleza.
As equipes estão trabalhando com três retroescavadeiras e quatro caminhões-basculantes. “Na Serra Mutuca estamos realizando os serviços há cerca de 10 dias, a via estava totalmente interditada. Lá também fizemos drenagem do solo, colocação de escória e material para amenizar os atoleiros. Outra que ficou obstruída foi a estrada que liga Rialto a Floriano. Fizemos a retirada das barreiras que caíram, contenção de erosão e melhora do calçamento. Entre Amparo e São José do Turvo também foi feita a remoção barreiras”, destacou.
Apoio do Governo Estadual
O secretário disse ainda que, através Governo Estadual, Barra Mansa irá receber apoio para a manutenção das estradas vicinais. “Recentemente recebemos uma boa notícia. O Governador Cláudio Castro, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, juntamente com o secretário estadual da Pasta, Marcelo Queiroz, irá nos apoiar com maquinário para melhorar a manutenção das nossas estradas. Atualmente estamos fazendo um serviço paliativo, mas quando chegar a época da estiagem, poderemos fazer um serviço adequado”, concluiu Beleza.