Iniciativa tem o intuito de promover a conscientização dos estudantes acerca sobre os diversos temas ambientais

 

Os alunos da Escola Vocacionada Socioambiental, da Região Leste, realizaram nesta quinta-feira, 05, mais uma etapa da ‘Gincana Sustentável’, que concentra ações no recolhimento de óleo de cozinha usado e materiais recicláveis. O projeto iniciou no dia 25 de abril e irá até o final do mês de junho. As turmas vencedoras irão ganhar um passeio para conhecer o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, ressaltou a importância deste projeto de poder conscientizar os alunos e seus responsáveis com atividades sustentáveis e educativas. “A Gincana Sustentável está tendo um papel fundamental na vida destas pessoas, ensinando a importância da sustentabilidade e da conscientização feita desde cedo. Nestas atividades, já conseguimos mostrar a importância de um descarte correto dos resíduos, focando principalmente no óleo, para onde vão, como estes produtos afetam se descartados de forma incorreta, entre diversos outros aprendizados que aprofundamos ao longo desta gincana”, revelou Vinícius, acrescentando sobre a expectativa do passeio.

– A visita para o Museu do Amanhã será mais uma forma de unir diversão com aprendizado. O local é de total viés ambiental e dará oportunidade à turma vencedora de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e ainda garantir um passeio inesquecível – completou Vinícius.

O diretor da Escola Socioambiental, Lucas Peres Guimarães, realçou o intuito de garantir a conscientização e percepção desde cedo para as crianças. “Estamos sempre colocando a preservação do meio ambiente no centro dos assuntos. É de muito valor os estudantes saberem o porquê de estarem juntando estes resíduos e saber como e quando devem coletar os produtos. A nossa ideia é fazer com quem formemos alunos atentos aos problemas desde cedo e garantir que terminem sua etapa estudantil conscientizados.”

Palestra sobre ‘Higiene Bucal’ é tema na Unidade de Saúde do Ano Bom

Outro evento que aconteceu em Barra Mansa nesta quinta-feira, 05, promovido pela Secretaria de Saúde, foi a palestra sobre prevenção de saúde bucal, na UBS do Ano Bom. O projeto levantou diversos cuidados que devem ser feitos antecipadamente e divulgou os tratamentos disponíveis pelos postos de saúde da cidade.

A cirurgiã dentista Isabella Alves Bugarim, que foi uma das palestrantes, detalhou a importância de cuidar da saúde bucal e os problemas que podemos prevenir se nos atentarmos desde cedo.

“Desde sempre ouvimos a famosa expressão de que a ‘saúde começa pela boca’. A prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar os problemas bucais. Escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental são cuidados básicos. Devemos sempre tomar cuidado com nossos dentes. Não devemos esperar que eles melhorem sozinhos, eles precisam ser restaurados o quanto antes.”