Trabalho da Prefeitura visa combater a proliferação de mosquitos e evitar novos casos da doença
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, segue o intenso combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. Diversas ações estão sendo tomadas, desde as visitas em residências para verificar possíveis focos de criadouro até as rondas do carro fumacê.
A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância Ambiental, Millena Borges, ressaltou como é essencial a colaboração e a participação da população. “O carro fumacê está fazendo seu primeiro ciclo, que dura em média três meses percorrendo todos os bairros de Barra Mansa. Neste mês de fevereiro, o fumacê segue com uma programação de ronda por todo município. É importante que os moradores acompanhem a programação para saber quando o veículo vai passar por sua localidade, deixando janelas abertas no final da tarde para o produto ter um alcance mais abrangente”, detalhou.
Além disso, a Vigilância em Saúde Ambiental continua enfatizando a importância da prevenção contra o mosquito. Não deixar potes, vasos de plantas e pneus a céu aberto são algumas das atitudes a serem tomadas para que o Aedes aegypti não se prolifere.
As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.
Confira a programação do carro fumacê nos próximos dias:
– 19/02: Floriano e Vila dos Remédios
– 20/02: Pombal, Primavera e Faz. Do Salto (entrada)
– 21/02: Bocaininha após linha de Saudade até o Posto de Saúde e transversais
– 22/02: Colônia Santo Antônio, Loteamentos e transversais
– 23/02: Perimetral
– 26/02: Cotiara (após o viaduto) e Vila Independência
– 27/02: Jardim América e Monte Cristo II
– 28/02: Santa Clara
– 29/02: Jardim Marajoara
A programação está sujeita à alteração por conta de chuva ou vento forte, já que o carro não circula nessas condições. As informações podem ser conferidas diariamente no perfil da Prefeitura no Instagram: @barramansarj.