Evento aconteceu no Parque de Saudade e teve como foco o diabetes gestacional

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde desta sexta-feira (20), uma capacitação no Parque Natural Municipal de Saudade para os enfermeiros de Atenção Básica do município com o tema ‘Hiperglicemia e Gestação: Elaboração do fluxo para o pré-natal de alto risco e acompanhamento das pacientes no Hospital Municipal de Barra Mansa’. O palestrante foi o ginecologista e obstetra Rafael Gravina.

O médico disse ser muito importante conversar com a enfermagem sobre o processo de atendimento do pré-natal para diagnosticar cedo possíveis doenças, como a diabetes gestacional. “Nós estamos recebendo cada vez mais pacientes no Hospital Municipal com diagnóstico tardio de diabetes e isso gera muitas preocupações porque, se a condição não for monitorada, ela gera muitas complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. Então é muito importante que a enfermagem esteja capacitada corretamente para realizar o atendimento no pré-natal e poder auxiliar no diagnóstico precoce e a mãe poder ter um parto saudável”, disse.

A diretora médica do Hospital da Mulher, Janaína Henriques, enfatizou que os profissionais devem estar alinhados entre si. “Nós precisamos sempre atualizar os profissionais sobre temas que são importantes e afinar a relação entre esses que são de Atenção Básica e os do Hospital da Mulher, fazendo com que todos trabalhem na mesma proposta, sempre com o objetivo de melhorar a saúde para as pacientes e exercer o binômio mãe-bebê com excelência”, frisou.

A enfermeira Júlia Peixoto deu a sua opinião como participante ativa e do público-alvo do evento. “É muito importante para nos mantermos informados e podermos atender melhor as pacientes, sabendo como orientá-las, trabalhando em conjunto, visando sempre o bem-estar da gestante e do bebê”, revelou.

O secretário de saúde, Dr. Sérgio Gomes, comentou sobre o objetivo de realizar capacitações como esta. “Nós estamos realizando uma série de capacitações com temáticas diversas, voltados para os profissionais da atenção básica em parceria com o PNAR (Programa de Pré-Natal de Alto Risco), do Hospital da Mulher, identificando protocolos e doenças, para melhorarmos a conduta desses profissionais na condução do pré-natal, possibilitando uma melhor qualidade na assistência aos pacientes”, finalizou.