Equipe de enfermagem do Hospital da Mulher participou de evento com o objetivo de atualizar e reforçar o protocolo de serviços

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 09, uma capacitação para a equipe de enfermagem do Hospital da Mulher, com o objetivo de atualizar e reforçar o protocolo de atendimentos para a realização do teste do pezinho. Ao todo, 28 enfermeiras e 76 técnicas de enfermagem participam das reuniões que acontecem no Centro de Estudos Dr. Sérgio Gomes, localizado dentro da unidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes da Silva, o treinamento discute as normas, procedimentos e a conscientização das famílias sobre as metodologias e a importância do teste. “Hoje nós estamos fazendo uma reciclagem dos nossos profissionais, com a intenção de aprimorar o conhecimento da nossa equipe. Estamos abordando sobre a forma correta de realizar a coleta, prazos, identificação dos testes, e as orientações que devem ser passadas aos pais”, detalhou o médico.
Ainda segundo o secretário, centralizar as coletas no hospital garantiu uma cobertura maior de exames realizados, já que grande parte dos nascimentos que ocorrem no município é de partos que acontecem no Hospital da Mulher. “Todos os bebês que nascem aqui na unidade já passam pelo teste do pezinho antes de receberem a alta, em torno de 80 por mês. Essa demanda se fez necessária diante da quantidade de partos que realizamos, além de facilitar o acesso dos pais, que não vão precisar se deslocar até o posto de saúde. Com isso, identificamos que centralizar a coleta na unidade trouxe para Barra Mansa uma melhora nos índices de cobertura”, explicou.
Além do Hospital da Mulher, a coleta de sangue para o teste do pezinho é realizada pelas Unidades Básicas de Saúde do município de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17h, durante o primeiro mês de vida da criança, porém o ideal é que seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida. “A expectativa é que toda a rede receba essa capacitação devido à importância do exame”, finalizou.