Evento foi um dos assuntos discutidos durante reunião do Conselho Municipal de Turismo

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), está se preparando para receber a ‘Jornada do Turismo Fluminense’. O evento, que será realizado no dia 15 de junho, no Sesc, reunirá 15 cidades do Vale do Café com o objetivo de apresentar  e discutir os desdobramentos do Plano Estratégico TurismoRJ ‘+10 Anos em Planos de Ação Regionais’.
Nesta terça-feira, dia 30, os membros do Comtur se reuniram no Summit Inn Hotel Barra Mansa, localizado no bairro Bocaininha, para alinhar as ações relacionadas à jornada e outros assuntos pertinentes ao setor. “Hoje nós estamos discutindo o nosso planejamento de ações para o turismo em Barra Mansa, que passa pelo turismo religioso, calendário de eventos tradicionais – culturais e esportivos –, capacitações, projetos educacionais, alavancamento do pólo gastronômico e o desenvolvimento, valorização e promoção do nosso artesanato, dos produtos rurais. Além disso, estamos aqui para definir as ações que iremos apresentar na ‘Jornada do Turismo Fluminense’, evento em que pela primeira vez seremos anfitriões”, disse a gerente de Turismo, Bhella Santos.
A ‘Jornada do Turismo Fluminense’ é um evento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), juntamente com TurisRio, Sebrae-RJ, ECG-TCE, UFF, Unirio e UFRRJ (professores parceiros do Programa Excelência), com a participação das Instâncias de Governança Regional (IGRs), órgãos municipais de turismo, COMTURs, trade local e agentes de desenvolvimento turístico (iniciativas pública e privada e sociedade civil).
– Esse evento é muito importante para o desenvolvimento turístico, não apenas de Barra Mansa, mas da região como um todo. A partir do planejamento que iremos elaborar neste encontro é que teremos base para desenvolver todas as ações pertinentes ao turismo em nossa cidade. Durante a oficina, que será realizada no evento, nós iremos apresentar as propostas e discutir as formas de colocá-las em prática. Logo em seguida, iremos definir os próximos passos para alavancar as ações –explicou Bhella.

JORNADA DO TURISMO FLUMINENSE
Data: 15 de junho
Local: Sesc Barra Mansa – Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom.

Programação:
9h às 10h – Credenciamento
10h às 10h30 – Abertura
10h30 às 11h20 – Palestra “O Planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com Ana Cláudia Peixoto (Consultora – Sebrae-RJ)
11h20 às 12h10 – Apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos e da Lei Estadual de Turismo, com Valéria Lima (Diretora de Planejamento – Setur-RJ) e Professor Carlos Alberto Lidízia (UFF)
12h10 às 12h40 – Apresentação da Metodologia, com Valéria Lima (Diretora de Planejamento – SETUR-RJ)
12h40 às 13h Organização dos Grupos de Trabalho (GTs)
13h às 14h – Almoço livre
14h às 16h – Oficina para elaboração do Plano de Ação Regional Mediação: Consultora Sebrae, com apoio de Professores convidados e Equipe Setur-RJ/TurisRio
16h às 17h – Apresentação das principais ações propostas pelos GTs
17h às 17h30 – Definição dos próximos passos