Com o tema ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’, cada ala do desfile receberá tópicos com nomes relacionados ao tema

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura (FCBM), das secretarias municipais de Educação, Manutenção Urbana, Ordem Pública e Esporte e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), realizará no dia 03 de outubro o tradicional desfile cívico, em homenagem aos 191 anos da cidade. O tema deste ano será ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)’. São objetivos e metas a serem atingidos no planeta até 2030.

O presidente da Fundação Cultura (FCBM), Marcelo Bravo, ressaltou como é importante termos em mente a real essência da definição de sustentável e como é essencial deixar o legado, a continuidade e o equilíbrio para garantir a permanência dessas ações para as próximas gerações. “Muitas escolas estão focadas na preservação e nos objetivos do desenvolvimento sustentável. É importante ressaltar a necessidade de suprir os interesses da geração atual, sem comprometer o desenvolvimento dos recursos para o futuro. A ocasião é adequada para despertar a reflexão sobre como a cidade colabora para esses objetivos globais”, destacou Bravo.

O desfile está previsto para começar às 8h do dia 03 de outubro, na Av. Joaquim Leite, seguindo até a Praça da Liberdade, no Centro. A expectativa é que 5.000 pessoas participem do evento, envolvendo alunos de todas as escolas públicas, além de algumas particulares.  Além das alas com nomes relacionados ao tema, outra novidade do evento deste ano será a participação da Guarda Mirim, que vai ser formada por 40 crianças da rede pública, através do Programa de Educação no Trânsito (PET).

Dentro da programação, a Banda Sinfônica do Projeto ‘Músicas nas Escolas’ se apresentará, dando passagem, em seguida, para as forças de segurança do município. As secretarias municipais, instituições sociais, culturais e esportivas, junto com fanfarras. Os participantes deverão se cadastrar num formulário que será divulgado na próxima reunião sobre o tema, mas voltado para as organizações não governamentais, prevista para agosto.

— Fotos: Felipe Vieira