Guarda Ambiental participou das ações por conta da dificuldade de as equipes fiscalizarem alguns imóveis

 

 

Barra Mansa segue na contramão do país no que se refere a casos de dengue. Dados do Ministério da Saúde mostram um aumento de 46% nos números da doença em todo o Brasil, sendo contabilizados 160 mil registros entre janeiro e fevereiro de 2023. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, nos três primeiros meses deste ano foram registrados dez (10) casos, sem evolução para a forma mais grave da doença (hemorrágica).
– Temos um serviço de coleta diária de larvas. Profissionais captam material de água parada dentro e fora da residência e trazem ao laboratório para identificação. Se for Aedes aegypti, determinamos o índice e, se for alto, tomamos outras providências. Além disso, continuamos trabalhando e não ficaremos acomodados com a queda no número de casos, pois essa situação pode mudar de uma hora para outra – esclareceu Antônio Marcos, coordenador de Monitoramento Ambiental.
Para prosseguir com índices satisfatórios, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental está contando com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), que reforça as equipes nas visitas domiciliares. “Estávamos com dificuldades de fiscalizar algumas residências e a parceria com a Guarda Ambiental foi fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, destacou Antônio Marcos.
Segundo o gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, a presença da Guarda Ambiental é importante para o resultado positivo das ações. “Os agentes de saúde estavam com dificuldades, por conta da falta de cooperação de alguns moradores. Diante disso, os guardas ambientais reforçaram as equipes e as pessoas se mostraram mais solícitas em nos receber”, esclareceu Felipe.