Metodologia tem o objetivo de acompanhar crianças que necessitam de atendimento especializado

Nesta segunda-feira, dia 07, as Secretarias de Saúde e Educação de Barra Mansa se reuniram para discutir e alinhar estratégias para a implementação do programa ‘Follow-up’, uma metodologia que visa acompanhar o desenvolvimento das crianças de alto risco, desde o momento que elas saem da maternidade, até chegarem à idade escolar. O encontro, realizado no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Dr. Sergio Gomes da Silva, da coordenadora Municipal de Educação Especial, Sonia Coutinho, da gerente de Educação Especial, Cecília Maria Lúcio Pacheco, da neuropediatra Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes e de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Santa Casa, entre outros.
A médica Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes explicou a importância da implementação do trabalho. “Com esse acompanhamento vamos poder identificar nas crianças de alto risco, que são as prematuras ou que tenham sofrido algum problema durante ou após o parto, possíveis distúrbios no seu desenvolvimento e estimulá-las para que esses distúrbios não aconteçam ou que sejam minimizados para que cheguem à unidade escolar com as competências neurológicas e cognitivas as melhores possíveis. O trabalho irá envolver atendimentos tanto de profissionais da saúde, como pediatra, neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e da Educação”, detalhou.
De acordo com a gerente de Educação Especial, Cecília Maria Lúcio Pacheco, o ‘Follow-up’ irá contribuir para o melhor atendimento da demanda. “A metodologia é essencial para começar a acompanhar as crianças o mais cedo possível. A ideia é de um trabalho em conjunto entre a Saúde e da Educação, pois nós acreditamos que dessa forma não vamos ter hiatos no atendimento e acompanhamento, o que vai se refletir na inclusão dela no ambiente escolar. Lá na frente quando ela chegar no processo de escolarização, já vai estar adaptada e terá um desenvolvimento melhor do que se fossem ações isoladas”, explicou.
A Coordenadora Municipal de Educação Especial, Sonia Coutinho, comemorou o trabalho em conjunto para oferecer um atendimento de qualidade. “É gratificante poder estar discutindo essas ações e assim poder melhorar a cada dia nos cuidados com os nossos assistidos”.
O secretário de Saúde Dr. Sergio Gomes citou o momento em que Barra Mansa se encontra, proporcionando a realização de ações de qualidade. “Quando iniciamos esse trabalho, nós encontramos a saúde do município muito deteriorada, mas hoje, após sanar todos os danos, nós estamos aptos a desenvolver projetos especializados e mais elaborados, melhorando o dia a dia e a saúde no nosso munícipe”, destacou.