Secretaria de Meio Ambiente divulgou balanço das operações, que contaram com agentes da Guarda Ambiental

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e da Guarda Ambiental, divulgou esta semana o balanço dos resgates de animais silvestres que estavam em locais ou condições inapropriadas ao longo de 2022. Ao todo foram 213 animais atendidos.

Mais da metade desse número, 117, corresponde a pássaros encontrados presos em gaiolas. Já o gambá é o mamífero mais presente nos resgates, totalizando 33 acolhidos. A lista conta com muitas outras espécies como maritacas, corujas, gaviões, jabutis e saguis.

As principais ações realizadas nesse sentido pela Guarda Ambiental se dão, sobretudo, pela realocação de animais silvestres encontrados em áreas residenciais ou pelo resgate dos que são mantidos de forma irregular por moradores. Os animais resgatados são enviados para os centros de triagem, onde recebem o devido atendimento veterinário para, então, serem reinseridos na natureza..

De acordo com o gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, o trabalho é importante para a proteção da fauna e da biodiversidade, além de evitar acidentes com esses animais.

“Sempre que houver contato com animais silvestres em situação de risco, a população deve entrar em contato com a Guarda Ambiental ou Corpo de Bombeiros”, alertou.

O contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pode ser feito através do telefone (24) 2106-3408. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número (24) 3326-1910.