Dados comparativos apontaram diferença entre os três primeiros meses de 2022 e o mesmo período do ano passado

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou nesta sexta-feira, 25, dados epidemiológicos que apontam queda de 82,5% nos casos de dengue, no comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2021. De 40 casos confirmados, o município registrou sete entre janeiro e março de 2022. A melhora no cenário é graças às ações de prevenção à doença no município, entre elas o trabalho de inspeção domiciliar das equipes da Vigilância.

“Nós estamos com uma metodologia de serviço de coleta diária de larvas. O profissional que está em campo coleta o material nas águas paradas, dentro ou fora das residências, e traz para o laboratório para identificação. Se for Aedes aegypti, nós determinamos os índices, que se estiverem altos, entramos com outras ações. Além disso, continuamos trabalhando e não nos acomodamos com a baixa de casos, pois este cenário de uma hora para a outra pode mudar”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Marcos.

Dados da Secretaria de Saúde apontam que cerca de 90% dos reservatórios de larvas do mosquito da dengue são encontrados em quintais e residências. Por esse motivo, além das ações do governo municipal, o apoio da população é essencial para evitar casos de dengue na cidade.

Algumas medidas feitas pelos moradores se mostram eficazes contra a doença, entre elas: colocar areia no prato dos vasos de plantas; manter o saco de lixo fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; manter caixas d’água e outros depósitos de água sempre bem fechados para impedir a entrada do mosquito; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias.