Prevenção ao Aedes aegypti é de extrema importância por conta das chuvas e altas temperaturas no período

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, vem intensificando o combate à dengue nesta semana em diferentes regiões do município. Por conta da combinação de calor e chuvas frequentes no verão e início do outono há um aumento na proliferação do mosquito Aedes Agypt (principal transmissor da doença). Segundo pesquisadores da Fiocruz, as atuais condições do tempo favorecem a reprodução e tornam o metabolismo do mosquito acelerado. O aumento da dengue é mais facilmente encontrado na temperatura média de 25° a 28°.

O supervisor de Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, Antônio Marcos Rodrigues, ressalta a atenção necessária e a importância da contribuição dos moradores para evitar o aparecimento ou agravamento do problema. “A maioria dos mosquitos prefere temperaturas mais quentes, porém, não muito elevadas. Em nossa região o período que temos a maior quantidade de casos suspeitos ou positivos se inicia com o outono e atravessa o mês de abril. E como choveu bastante, isso favorece o acúmulo de água. A população deve ficar atenta e todo cuidado é pouco, sobretudo checando caixas d’água e não deixando o ambiente ideal ao mosquito”, detalhou Antônio Marcos.

A passagem do fumacê no município faz parte do terceiro ciclo da programação atual, que totaliza quatro ciclos. Antônio Marcos frisou o objetivo dos trabalhos. “Este terceiro seria feito no meio do ano, em junho, mas decidimos antecipar devido ao clima e a demanda para não permitir a expansão do Aedes neste período”, concluiu Antônio Marcos.

Confira a lista dos bairros em que o carro fumacê percorrerá esta semana:

– 23/03 – De 8h às 12h: Centro, Morro do Cruzeiro, Abelhas II, Albo Chiesse e Estamparia.

De 14h às 18h: Ano Bom, Vila Orlandélia, Vila Delgado e Retorno.

– 24/03 – De 8h às 12h: Roberto Silveira até o Fórum e todas as transversais.

De 14h às 18h: São Francisco e Santa Izabel.

TENDA NA VILA CORINGA

A Secretaria de Saúde está realizando uma ação de combate à Dengue, o “10 min contra Dengue”. O evento acontecerá nesta sexta-feira, dia 24, na Rua Vereador Joaquim Boa Morte, em frente ao Colégio Joaquim Boa Morte, na Vila Coringa. Uma tenda estará no local de 8h30 às 16h. O intuito da ação é reforçar os cuidados dos moradores do bairro com a prevenção do mosquito da dengue, serão distribuídos folhetos e os servidores da secretaria passarão orientações.