Secretaria de Saúde também segue com imunização contra Influenza e sarampo nesta sexta-feira

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue com as vacinações contra Covid-19, Influenza e sarampo nesta sexta-feira, dia 20. A novidade é que foi liberada a quarta dose contra o coronavírus para pessoas com 60 anos de idade ou mais. As doses pediátricas, destinadas a crianças de cinco a 11 anos de idade ou imunossuprimidas, continuam sendo aplicadas nos seguintes postos de saúde: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia e Pró Saúde. As unidades citadas estão disponíveis para imunização às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já para as crianças a partir de seis anos, os responsáveis devem procurar as seguintes unidades: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (terças e sextas), Vila Maria (terças e quintas), Paraíso de Cima (quartas e quintas), Vila Elmira, Vale do Paraíba (quinta-feira), Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência, (quarta-feira), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia (segundas e quartas), São Francisco, Vila Principal (sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Amparo (quarta-feira dose pediátrica, quinta-feira adultos) e Pró Saúde (segundas, quartas e quintas-feiras).

Jovens e Adultos
A imunização prossegue para os jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– D1 em pessoas a partir de 12 anos de idade;
– D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;
– D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 20/01/22;
– D4 para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 20/01/22 e idosos a partir de 60 anos que tenham tomado D3 até 20/01/22.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses. As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

INFLUENZA E SARAMPO
As doses contra Influenza são destinadas a crianças de seis meses a quatro anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e os grupos prioritários de 40 a 49 anos de idade, que são as pessoas com comorbidade, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta. Além de crianças de seis meses a quatro anos de idade de forma indiscriminada.
As imunizações contra Influenza e sarampo acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.