Objetivo é melhorar a qualidade de vida dos alunos e a nutrição dentro das casas

A Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa (SME), seguindo a Resolução nº 6 de 08/05/20 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que entrou em vigor dia 1°/01/2021, traz novas determinações na alimentação das creches e das escolas de ensino fundamental.

A iniciativa conduz uma alimentação mais saudável nas instituições de ensino para as crianças e os adolescentes priorizando os alimentos in natura. Com isso, houve a restrição e/ou a proibição de alguns elementos como: açúcar, produtos já adoçados, alimentos ultraprocessados e outros.

A conscientização é importantíssima para incentivar a constância e mostrar a necessidade destes hábitos saudáveis também dentro de casa. Dessa maneira, palestras vêm sendo realizadas frequentemente por nutricionistas e estagiários de nutrição do setor de Alimentação Escolar da SME nas unidades escolares.

Uma das nutricionistas da secretaria, Aline Costa, destaca o papel dos pais, desde a pequena infância, na boa alimentação das crianças e dos adolescentes. “Hoje em dia, muita criança já é diagnosticada com doenças graves muito cedo e isso também pode ser associado ao consumo excessivo de frituras, açúcares e gorduras”, completou.

Aline ressaltou ainda, que os hábitos saudáveis diários são importantes para suprir as necessidades de nutrientes, de vitaminas e de cálcio. “Uma boa nutrição pode proporcionar o correto desenvolvimento da massa óssea e a prevenção de futuros problemas de saúde”, comenta.

As palestras vêm sendo realizadas em toda a rede municipal com o objetivo de conscientizar as crianças e os jovens sobre a importância de uma boa alimentação.

Para agregar a este trabalho de conscientização e de aceitação por parte dos alunos de uma alimentação saudável, o CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, localizado no Centro, realizou na última sexta-feira, dia 23, a Primeira Feira de Educação Física da escola com alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Neste projeto, os estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos por eles sobre a importância da alimentação saudável, eles também associaram as grandes quantidades de açúcares e gorduras nos alimentos mais consumidos por eles, como refrigerantes e doces.

A professora de Educação Física da instituição e idealizadora da feira, Jéssica Ferreira, destaca que as aulas de educação física não são apenas esportes e que a alimentação é fundamental para uma boa qualidade de vida.

“A ideia era fazer eles despertarem para a alimentação que eles consomem e qual seria a ideal para consumir. No início da iniciativa de redução dos açúcares de adição nas preparações servidas nas unidades escolares, nós do CEI tivemos um impacto muito grande na escola, as crianças começaram a sentir muito os intervalos da alimentação e começaram a trazer outras opções de merendas para consumirem no colégio”, comenta a professora.

O secretário de Educação, Marcus Barros, destaca a importância de hábitos saudáveis para o desenvolvimento dos estudantes. “A Secretaria de Educação se esforça cada dia para conter assuntos com a importância necessária, o trabalho feito por cada profissional é fundamental para atingirmos a expectativa de trabalho desejada”.