Unidade, que ficou no bairro Ano Bom, prestou diversos atendimentos à população

O município de Barra Mansa recebeu, nesta sexta-feira (4), a Carreta do Trabalhador do Governo do Estado do Rio de Janeiro, uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab). O veículo ficou na Avenida Tenente José Eduardo, no bairro Ano Bom, oferecendo serviços da Casa do Trabalhador e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), tais como: requerimento para receber o seguro-desemprego; confecção de Carteira de Trabalho Digital e divulgação de vagas de trabalho pela equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A vice-prefeita Fátima Lima acompanhou os atendimentos, que também envolveram as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) ofereceu cortes de cabelo gratuitos, realizados pelos formandos do Centro Pop, com o apoio do Instituto Universo Acreditar. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) forneceu vacinação contra a influenza e a covid-19 (bivalente); testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; distribuição de material informativo sobre doenças e zoonoses; aferição de pressão arterial e orientações sobre melhoria da qualidade de vida. As equipes presentes foram as de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Imunização, Programas de IST’s/Aids , Tuberculose e Hanseníase.
A coordenadora de Atenção Básica, Juliana Russi, falou sobre o objetivo da participação da Saúde no evento. “É um trabalho com equipe multiprofissional muito relevante para a integração com diversos setores. Estamos oferecendo aos usuários os serviços a fim de aumentar a nossa cobertura vacinal e alcançar novos públicos” – informou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, falou sobre a participação da pasta no evento e frisou o apoio do prefeito Rodrigo Drable para que os acolhimentos sejam feitos da melhor forma. “Os cortes de cabelo foram realizados por um formando nosso do Centro Pop, que demonstrou interesse em sair da situação de rua em que se encontrava. Isso, para nós, é muito gratificante de se ver, porque nós temos que ser instrumento para eles. E isso tudo também é fruto do trabalho do prefeito, que nos permite atuar com eficiência para ajudar os vulneráveis da nossa sociedade” – ressaltou o secretário.
A vice-prefeita Fátima Lima também enfatizou a ajuda que a Carreta do Trabalhador oferece para quem está buscando recolocação profissional. “É uma grande oportunidade para o trabalhador que está querendo reingressar no mercado, porque muitas pessoas não têm condição de correr atrás dos documentos por conta própria, além de ser também uma ótima oportunidade para mostrarmos nossos serviços, através da participação das nossas secretarias. É uma parceria importante que traz resultados” – declarou a vice-prefeita.
Uma das beneficiadas com o atendimento foi a munícipe Júlia Sofia, de 24 anos. Ela comentou sobre o serviço que recebeu. “Eu vim para acertar minha documentação de trabalho e entregar meu currículo. Acho que a Carreta do Trabalhador oferece um trabalho muito legal porque muitas pessoas não têm condição de pagar por alguns documentos, então, vai ser bem útil para conseguir emprego” – disse a moradora.