Município está apto a pleitear Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV concedida pelo Governo Federal

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, está pleiteando a certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, entregue pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Dos quatro municípios no Estado do Rio de Janeiro, dois receberam parecer favorável; Barra Mansa e Petrópolis tiveram seus relatórios aprovados.
Com o objetivo de elucidar as medidas necessárias antes da visita do Ministério da Saúde, o setor de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) recebeu, nesta terça-feira, dia 25, representantes do Estado que fazem parte da Gerência Estadual de IST/AIDS. Eles conheceram melhor o serviço desenvolvido pela Secretaria e prepararam os servidores da pasta para a vinda do Ministério da Saúde, previsto para o fim de agosto.
A supervisora do IST/AIDS e Hepatites virais de Barra Mansa, Tatiane Tavares Ferreira, destacou que o encontro foi oportuno e também indicou os próximos passos a seguir.
– Recebemos a informação que o relatório de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV em Barra Mansa foi aprovado e em breve haverá uma visita do Ministério da Saúde. Para nortear melhor nossos trabalhos, o Estado enviou uma equipe aqui em Barra Mansa para conversar conosco sobre esta visita – informou.
A assessora do setor de ISTs/AIDS e Hepatites virais do município de Niterói, e uma das representantes do Estado, Fábia Lisboa, ressaltou os benefícios da visita. “Estamos aqui fazendo um preparatório do município para receber o Ministério da Saúde, avaliando os indicadores de Barra Mansa e dando prosseguimento ao processo de certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. É muito importante que aconteça essa visita para observamos como é feito o trabalho junto aos usuários do município”, declarou.