Documento atesta o esforço e empenho da administração municipal para viabilizar a concretização de projetos voltados para o esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, divulgou nesta segunda-feira, 27, que o município recebeu do Ministério de Desenvolvimento Regional o atestado de adimplência do Sistema Nacional de Informações em Saneamento referentes aos serviços de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A iniciativa possibilita melhorar ainda mais o planejamento de políticas públicas na área de saneamento público.

A certificação, na avaliação do secretário, demonstra todo o esforço e empenho da administração municipal para viabilizar a concretização de projetos de saneamento básico e esgotamento sanitário, serviços extremamente importantes que impactam sobre a saúde e a qualidade de vida da população.

– Trata-se de uma certificação importante, pois revela o compromisso da gestão administrativa com a publicidade de dados, seja em âmbito estadual ou federal, e que contribui para que as autoridades conheçam efetivamente a realidade do saneamento do município, com foco na melhoria do sistema de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos – destacou Azevedo.

Para o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, receber o certificado é de grande valia pois reafirma que o município está fazendo a coisa certa e garante o direito de pleitear recursos para investimentos em infraestrutura.

A Secretaria de Meio Ambiente respondeu ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), conforme exigência contida nos normativos de programas de investimentos em Saneamento do Ministério do ano de referência de 2021 e constou adimplente com a obrigação de fornecimento regular de dados.