Alunos de cinco escolas do município participaram de eventos sobre mercado de trabalho

Os alunos das cinco escolas que oferecem a modalidade Educação Jovens e Adultos de Barra Mansa (EJA) participaram esta semana das atividades da EXPOEJA. A temática interdisciplinar e transversal discutida foi Cidadania e Mercado de Trabalho. Cada escola formatou a proposta de acordo com sua realidade. Aconteceram palestras, oficinas, contatos com a Casa do Trabalhador, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, visita ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial),  entre outras atividades pedagógicas.

As ações envolveram as seguintes unidades escolares: Colégio Municipal Padre Anchieta, Colégio Municipal Clécio Penedo, Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, Centro de Educação Integrada Vieira da Silva e Colégio Municipal Washington Luiz, com o apoio e o acompanhamento da assessoria de Educação de Jovens e Adultos.

O secretário Bruno Paciello esteve no C. M. Washington Luiz, onde fez uma palestra sobre mercado de trabalho. “Fui aluno do colégio e tenho um carinho, uma admiração grande pela unidade. Nós conversamos sobre a importância da preparação para o mercado de trabalho. As oportunidades vão surgir e precisamos estar prontos para elas, não só tecnicamente como também nas habilidades emocionais”, comentou.

A gerente de Educação Básica da Secretaria de Educação, Alessandra Mara, destacou a importância das atividades: “Criamos oportunidades para que nossos estudantes da EJA tivessem acesso às informações que permeiam o mercado de trabalho, elaboração de currículos, oficinas com o intuito de visibilidade e perspectivas, entrevistas de emprego e a importância do trabalho na vida do ser humano proporcionando não somente bens materiais como um espaço de identidade, vínculos e resgate da cidadania”.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Criada no Brasil em 2007, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Ela é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. Os maiores de 15 anos podem prestar exames para a conclusão do Ensino Fundamental, enquanto os maiores de 18 anos podem prestar exames para a conclusão do Ensino Médio.