Evento aconteceu no bairro Santa Rosa e reuniu diversos interessados no esporte

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), promoveu neste domingo (04), a 2ª edição do ‘Skate Day!’, na Praça Professora Jandira Reis Oliveira, no bairro Santa Rosa. O evento foi aberto ao público e reuniu praticantes, além de pessoas que torcem pela modalidade.

skate é um esporte realizado em uma prancha, denominada shape, com quatro rodas pequenas. As manobras executadas com baixo e alto grau de dificuldade consistem em deslizar sobre o solo e obstáculos no caminho.
O coordenador da SMJEL, Elias Romeiro, o Elias da Corbama, comentou sobre as parcerias que ajudaram o esporte crescer na região:
– Desde que assumimos em 2021, tivemos a proposta de resgatar os esportes na cidade. O skate é um deles e, mesmo com uma resistência no começo, o que é normal, essa já é a segunda edição do evento. Para que possamos disseminar o esporte para mais áreas da cidade, a colaboração e união dos setores é imprescindível.  Agradeço a toda equipe da SMJEL e ressalto a parceria com nossos competidores e amigos, pois a pista foi produzida pelos próprios praticantes com financiamento da SMJEL. Agradeço a parceira da Prefeitura, e de todo mundo que ama e torce para o esporte acontecer na nossa região – comentou Elias.
Diego Sales, gerente de evento esportivo da SMJEL contou como funcionou o esquema de premiação e como pretende desenvolver ainda mais competições esportivas: “Na verdade, é muito mais do que um torneio, é um dia do skate e da galera que torce pelo desenvolvimento do esporte. Deixamos a pista aberta para o pessoal e fizemos a premiação com a ajuda de patrocinadores, por meio de troféu, peças de skate, roupa e até mesmo dinheiro. Abrir espaço para o skate ser visto é essencial, porque sabemos do preconceito que ainda existe acerca da modalidade e acredito que  o fato do skate agora ser um esporte olímpico ajude a quebrar esse paradigma. Espero poder continuar fazendo mais pelos nossos jovens, crianças, atletas, e pelo esporte”, destacou.
Ítalo Nogueira, 23 anos, skatista, tatuador e morador do bairro Bocaininha, anda de skate desde os 11 anos de idade e contou sua experiência nos eventos esportivos: “Eu vejo o skate não somente como um esporte, mas um estilo de vida. Trago o skate para minha rotina e sem ele não sei o que eu seria. Esse evento é muito importante para nós, porque não tínhamos muita oportunidade de mostrar nossa cultura de andar de skate. O espaço aqui abre chance para várias pessoas poderem interagir e trocar conhecimentos. Não existe erro de manobra, aqui todo mundo incentiva o próximo e nós enxergamos o skate como uma parceria mesmo”, disse o participante.
Durante o Skate Day houve premiação aos skatistas que realizaram a melhor manobra e a melhor volta, entre outras. Eles foram contemplados com troféus e artigos de skate. Além disso, a pista ficou aberta a todos os praticantes de skate, inclusive para crianças e aqueles que não estavam competindo.
Fotos: Chico Assis