Ação se faz necessária por conta dos trabalhos de readequação ferroviária na região central do município

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), está realizando o manejo da arborização urbana na área central do município. Os trabalhos de remoção de árvores exóticas da espécie Leucena, que não são originárias da flora brasileira, estão sendo executados por conta das obras de readequação ferroviária, o Pátio de Manobras.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinicius Azevedo, é importante destacar que as espécies serão substituídas por exemplares da Mata Atlântica. “A remoção dessas árvores está incluída no projeto do Pátio de Manobras, visto que elas possuem uma estrutura que danifica as calçadas, manilhas e até os sistemas de drenagem. Cabe ressaltar que um cronograma de reflorestamento será desenvolvido dentro desta última etapa das obras de readequação ferroviária, que contará com trabalho de paisagismo onde serão utilizadas espécies indicadas para a área urbana e que são originárias do nosso bioma”, explicou.
Leucenas são árvores nativas da América Central. Elas são leguminosas perenes, palatáveis com grande utilidade na alimentação de suínos, bovinos e caprinos, e sua resistência à seca foi de grande importância para sua utilização nos sistemas de alimentação de animais no Brasil Central durante décadas. O engenheiro agrônomo da SMMADS, Hugo Thaner dos Santos, explicou o porquê do corte ao invés da poda das Leucenas. “A poda desta espécie potencializa a brotação de novos galhos e folhas, que atrapalham a infraestrutura da cidade, além do deslocamento de motoristas e pedestres”, esclareceu.

Barra Mansa Mais Verde
O município segue realizando importantes ações de preservação e recuperação de suas áreas de mata e um programa de grande relevância nesse sentido é o ‘Barra Mansa Mais Verde’, que já realizou o plantio e a doação de 15.200 mudas, que equivalem a 60 hectares desde o início do projeto.
– Os fragmentos florestais de Barra Mansa contribuem para a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município como um todo. A cobertura vegetal é fundamental por diversas questões, como a regulação de clima, a qualidade do ar, entre outros. Cabe destacar que a Secretaria de Meio Ambiente está mapeando todas as áreas verdes do município e já identificou que grande parte se trata de pastagens, sendo necessário fazer sua restauração. Atualmente temos 1.250.000 metros quadrados de área a ser reflorestada, mas aos poucos vamos desenvolvendo esse trabalho – detalhou Vinícius Azevedo.