Encontro debateu os desafios educacionais frente aos avanços tecnológicos

Professores da rede municipal de ensino de Barra Mansa participaram nesta sexta-feira, 25, do I Seminário de Tecnologia na Educação. O evento ocorreu no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e teve a finalidade de aprofundar a reflexão sobre os desafios enfrentados pelos educadores perante as ferramentas tecnológicas.

Para a coordenadora do Projeto Robótica nas Escolas, Michelle Aparecida Rezende Ferreira, é preciso socializar as práticas pedagógicas realizadas que contemplem o uso das ferramentas tecnológicas. “Barra Mansa tem investido nas escolas em tempo integral, que traz em sua grade curricular entre outras matérias, o empreendedorismo. Isso tem muita relação com a robótica, pois amplia a perspectiva dos nossos alunos quanto ao presente e futuro. Vale ressaltar que a tecnologia avança em um ritmo impressionante. E com ela, as informações que chegam a cada um”, afirmou Michelle.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, comentou sobre os reflexos dos avanços tecnológicos dos últimos tempos para a humanidade. “Esta é uma das iniciativas que temos estimulado e desenvolvido por meio de programas e projetos em nossa rede de ensino. O uso da tecnologia, em suas diferentes concepções, possibilita e estimula o comportamento empreendedor e promove a investigação e a construção de soluções para a evolução do ser humano e da sociedade. Na próxima semana, teremos reunião com representantes da Oracle Brasil, visando à execução de um programa de capacitação de professores, na área da ciência da computação e da robótica na educação. O uso de ferramentas inovativas e tecnológicas sempre são bem vindas”.

O seminário contou com palestras dos professores Jaqueline Loreno, Denise de Freitas, Ana Gomes, Maria Aparecida, Regina Célia e Paulo Henrique, além do designer, ilustrador e quadrinista Sami Souza. Foram apresentados trabalhos de impressão em 3D a partir de filamentos em PLA – Ácido Polilático — aquecido pelo extrusor a 210º C e pela bandeja do equipamento a 65º C. Também foram exibidos trabalhos confeccionados durante as aulas de informática e robótica, como a luminária feita a partir de reciclável e led, carregador de celular confeccionado com um mouse de computador, circuito elétrico, entre outros.

O aluno do 9º anos do Colégio Municipal Marcello Drable Gabriel Perena, 15 anos, teve a oportunidade de abordar sobre sua experiência no Projeto Robótica nas Escolas. “Antes de participar do projeto não tinha clareza do quanto a tecnologia interfere na nossa vida. Com as aulas mudei minha concepção e embora goste de estar nas redes sociais tenho convicção do quanto a internet pode acrescentar de informações valiosas na vida escolar e profissional. O projeto também me possibilitou participar da Mostra Nacional de Robótica em João Pessoa, na Paraíba, em 2018, e desenvolver uma ação de inclusão dos alunos surdos no mundo da tecnologia. Por meio da Libras conseguimos efetuar essa proposta”, relatou o aluno.

A rede municipal de ensino conta atualmente com 15 laboratórios de robótica instalados nas seguintes escolas: Centro de Educação Integrada, Ciep-054, Escolas Eliete Oliveira Ferreira, Leonel Brizola, Padre Anchieta, Alderando Casali Marques, Coronel Armenio, Gelson Silvino, Nono Reis, Vila Elmira, Clécio Penedo, Francisco Villela, Marcello Drable, Argemiro de Paula Coutinho e Santa Rita. Os laboratórios de informática funcionam em 36 unidades educacionais do município Desde a sua implantação, o Projeto Robótica nas Escolas já atendeu cerca de cinco mil alunos.