Direito à alimentação saudável foi o foco do evento que reuniu representantes da prefeitura e da sociedade civil

Com o tema “Direito à alimentação: comida de verdade e promoção da sustentabilidade na prevenção de doenças”, Barra Mansa promoveu nesta quinta-feira, dia 22, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro aconteceu no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), no Centro, e teve presença do governo municipal e da sociedade civil. O objetivo foi debater e criar políticas de segurança alimentar, com foco no direito de todos a uma alimentação saudável e de qualidade.

Para compor a mesa na abertura do evento, foram convidados: a vice-prefeita Fátima Lima; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Odailton Silva Teixeira; a vice-presidente do Comsea e representante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN4) da 4ª Região responsável pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Vanessa Vasconcelos; além da palestrante da Conferência e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Renata Machado.

A conferência aconteceu por meio de uma parceria da sociedade civil com o poder executivo. Em nome do governo municipal, fazem parte do Comsea de Barra Mansa, as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; de Educação; de Saúde e de Desenvolvimento Rural.
E em nome da sociedade civil, compõem o Conselho os seguintes órgãos: o Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN4 RJ/ES); a Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária (AMICAES); a Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região (APFAM); o Sindicato Rural de Barra Mansa; a Federação das Associações dos Moradores de Barra Mansa (Fambam); a Associação dos Diabéticos de Barra Mansa (ADIBAM); a Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, do bairro Ano Bom; e a Organização e Integração de Conscientização Negra (OICN).
A vice-prefeita Fátima Lima ressaltou os trabalhos desenvolvidos no município visando garantir uma alimentação de qualidade ao cidadão barra-mansense. “Essa conferência foi organizada por muitas mãos. Conseguimos avançar porque temos parcerias com as entidades, com as pessoas. No município temos preocupação com a segurança alimentar. Investimos na agricultura familiar, na merenda escolar. Barra Mansa conta com 11 unidades escolares em tempo integral, que oferecem cinco refeições diárias, todas acompanhadas por nutricionistas, pensamos nas nossas crianças, mas não somente nelas, como em todos os munícipes”, destacou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, parabenizou toda a equipe da Pasta, além das demais secretarias e entidades presentes. “Nossa Secretaria de Assistência Social sempre procura participar de eventos como este. Aproveito para frisar a presença da vice-prefeita Fátima e o empenho do prefeito Rodrigo Drable na busca de qualificar o atendimento oferecido à população, procurando entregar uma alimentação digna”, comunicou.