Fiscalização está sendo arrochada como medida de prevenção ao coronavírus
O fim de semana em Barra Mansa foi de trabalho intenso para agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Postura, órgãos subordinados a Secretaria de Ordem Pública, por conta da insistência de alguns moradores em promover eventos provocando aglomerações em plena pandemia da Covid-19. Relatos do secretário da Pasta, William Pereira, confirmam mais de 60 atendimentos entre sexta-feira (3) e domingo (5).
– Tivemos problemas em bairros, como o Ano Bom, Colônia Santo Antônio e Vista Alegre. Algumas notificações ocorreram em função de festas particulares e outras, de várias pessoas com cooler de bebidas e carro de som em praças. Especificamente no Ano Bom, alguns bares não observaram o decreto municipal que limita o uso do espaço e a exigência de máscaras – detalhou William.
O secretário disse ainda que as pessoas, equivocadamente, estão relaxando nas medidas de proteção ao coronavírus. “O comércio foi flexibilizado diante de um contexto de ações de prevenção que precisam ser seguidas à risca. A pandemia está aí e os números de caso demonstram a gravidade do cenário, não somente no município, mas em todo o país. Não podemos dar trégua. Por isto, é extremamente importante que as pessoas permaneçam em suas casas, mas respeitando o isolamento social”, disse.
O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, garantiu que vai arrochar ainda mais fiscalização. “Autuamos alguns estabelecimentos e, se for preciso, faremos a interdição. Vamos continuar trabalhando ininterruptamente para desfazer toda e qualquer situação de aglomeração”.
Nas situações de eventos particulares, Joel Valcir esclareceu que a Guarda Municipal trabalha em conjunto com a Polícia Militar. “Nestes casos, autuamos o responsável pelo evento para que a festa seja encerrada. Caso haja descumprimento, fazemos a condução do mesmo para a 90ª Delegacia de Policia, com base no artigo 268 do Código Penal, que preconiza infração de medida sanitária preventiva”.
Por fim, Joel Valcir destacou que as denuncias sobre aglomerações podem ser efetuadas 24 horas podia, de segunda-feira a domingo, através dos seguintes telefones: (24) 3028-9369/3028-9339.