Ação contou com doações de roupas, maquiagens, atividades recreativas, além de atualização de documentos
A vice-prefeita Fátima Lima acompanhou na manhã desta sexta-feira (19), a realização de um evento promovido pela prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em parceria com as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) e Habitação, no condomínio “Minha Casa, Minha Vida”, localizado no bairro Paraíso de Cima. A ação foi voltada para mães e crianças cadastradas no Programa Criança Feliz (PCF), que completou oito meses no município nesta semana.
Durante o evento, a vice-prefeita destacou a importância do poder público estar presente no cotidiano da comunidade. “Estar aqui na comunidade é uma das coisas que eu mais sinto prazer em fazer. É muito bom participar desse atendimento aqui no Paraíso. Sabemos que essa programação vai atender parte da população que precisa do nosso suporte e do nosso acolhimento. Conhecemos a carência do local, e viemos até aqui, atender essas mães, assistidas através do Programa Criança Feliz (PCF) da Secretaria de Assistência Social. Muitas mães em situação de vulnerabilidade social, que não puderam receber homenagem no Dia das Mães, estão aqui para participar dessas atividades que farão a diferença na vida dessas famílias, especialmente dessas crianças.”
Márcia Estrela, supervisora do Programa Criança Feliz (PCF), explicou o objetivo do programa. “Trabalhamos de forma presencial com uma série de visitas domiciliares às famílias inscritas no Programa CadÚnico. Visamos fortalecer o vínculo familiar, além de trabalhar como ponte de ajuda para a garantia de direitos e serviços do CRAS. Em 2023, uma palavra que resume o trabalho no PCF é ‘gratidão’.”
Vagnar Soares Gomes, de 54 anos, moradora do condomínio, contou um pouco da sua experiência com a neta no evento: “Foi uma ação muito boa e receptiva e fez a diferença no dia de hoje, pois consegui atualizar minhas documentações, além da minha neta participar das brincadeiras, gincanas e das programações. Acredito que essas ações são fundamentais e necessárias, pois fazem a diferença na vida da nossa comunidade, e especialmente na vida das nossas crianças”.
Além da homenagem às mães, o evento também contou com doações de casacos e roupas, maquiagens temáticas, dança coletiva, atividades recreativas, futebol e dinâmicas diversas para as crianças do condomínio. O evento também contou com a presença da Fundação Leão XIII, que disponibilizou a emissão de documentos, gratuitamente, como certidão de nascimento, casamento e óbito, e 2ª via de RG e outros.