Vice-prefeita Fátima Lima participou da atividade nesta quinta-feira no Hospital da Mulher

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou na manhã desta quinta-feira, 10, de um evento da campanha Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, no Hospital da Mulher, no Ano Bom.
Segundo Fátima Lima, a importância da data e da conscientização sobre os benefícios da amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde. “Criar um ambiente propício para padrões ideais de alimentação infantil é uma necessidade da nossa sociedade. A amamentação vale ouro e é à base da vida”, ressaltou.
A gerente de enfermagem do Hospital da Mulher, Flávia de Carvalho, contou que o ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. “Começamos hoje a fazer uma atividade aqui no hospital para conscientização dos pais, já que o tema do Ministério da Saúde nesse mês é sobre a participação da família no contexto dos pais que trabalham fora”, revelou, acrescentando que os eventos serão voltados para o público assistido pela unidade com rodas de conversas.
– Todos estão convidados caso queiram participar. Vale ressaltar que temos o banco de leite aqui. Por isso, qualquer pessoa que tenha dificuldades ou queira ser doadora de leite é só estar nos procurando aqui no Hospital da Mulher de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h – completou.

Agosto Dourado no PSF da Vila Ursulino
Ainda nesta quinta-feira (10), o PSF (Programa de Saúde da Família) da Vila Ursulino realizou uma roda de conversa ressaltando como as ações coordenadas para aprimorar e potencializar a alimentação infantil é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todas as crianças sejam atendidas. A roda de conversa contou com a participação de toda a equipe de agentes de saúde e distribuição de folders informativos, além de café compartilhado e palestras com o intuito de promover e incentivar a amamentação materna.
A enfermeira da unidade, Laís Tostes, ressaltou como o leite materno é completo e possui anticorpos fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças. “Explicamos a forma correta de a criança sugar o seio, a posição correta, tudo para que a amamentação seja leve e prazerosa para a mãe e seu filho. Também falamos sobre a importância da amamentação na odontologia e seus benefícios, como treinamento da musculatura bucal, bom desenvolvimento da estrutura óssea e dos músculos da face, fonação e respiração, além do posicionamento correto das arcadas dentárias”, completou.
As ações do Agosto Dourado terão sequência no dia 18, às 13h30 na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Bocaininha e no dia 21, às 14h, no PSF do distrito de Amparo.