Evento aconteceu no Parque de Saudade tendo como eixos o Abastecimento de Água, o Esgotamento Sanitário e a Drenagem Urbana
Nesta terça-feira, dia 26, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), em parceria com a empresa MLaydner Saneamento, promoveu uma reunião para dialogar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O encontro foi realizado no Parque Municipal de Saudade. Houve uma oficina para entrega e apresentação do produto – diagnóstico, que faz parte do Plano, nela foram apresentadas as estruturas que integram o sistema atual e foram abertas discussões e diálogos relativos ao tema. A apresentação engloba diagnóstico dos serviços e estrutura relacionadas com a prestação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana.
O encontro contou com as presenças da engenheira de recursos hídricos e meio ambiente, Thaís Lima e do engenheiro sanitarista, Diego Sebastian Souza.
O coordenador de Planejamento do Saae, Ricardo Costa, destacou que a iniciativa é extremamente valiosa. “O PMSB é de grande importância, pois é o ponto de partida para estruturação e elaboração do planejamento para alcançar as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento – Lei 14.026/2020” frisou.
Novo Marco do Saneamento
O Novo Marco do Saneamento estabelece objetivos ousados, estipulando que os estados e municípios alcancem até 2033 as seguintes metas:
- 99% da população do município com água tratada em regime constante e ininterrupto;
- 90% da população com esgoto sanitário coletado e tratado.
A próxima oficina deverá acontecer em fevereiro de 2025. Também estão programados para o próximo ano uma consulta pública para maio e uma audiência pública para junho.
1ª Oficina: Validação do Diagnóstico: 26/11/2024
2ª Oficina: Validação do Prognóstico: 24/02/2025
3ª Oficina: Validação dos Programas, Projetos e Ações: 24/02/2025
Consulta Pública: 19/05/2025 a 08/06/2025
Audiência Pública: 10/06/2025
Estão abertas ao público em geral um formulário para eventuais acréscimos e contribuições relativas ao assunto, através do QR Code a seguir. A participação da população é de extrema importância para a formulação do Plano.