Curso vai acontecer até quinta-feira, dia 13, no Parque Natural de Saudade

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), deu início, nesta terça-feira (11), a um curso com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado no Parque Natural de Saudade; o intuito é capacitar os profissionais e técnicos da pasta sobre o assunto. O primeiro dia do evento contou com a presença de 17 profissionais, incluindo da Secretaria de Meio Ambiente e da unidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) de Volta Redonda. Além disso, foram abordados temas como legislação ambiental e apresentação de programas.

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O secretário da pasta, Vinícius Azevedo, destacou que Barra Mansa é o primeiro município do estado a firmar um convênio com o Inea para poder analisar o CAR. “É de extrema importância, pois aproxima a gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do nosso município da área rural e dos produtores. Com isso, nós conseguimos diversas melhorias em relação à qualidade ambiental, não só do nosso núcleo urbano, mas também no território inteiro,” declarou Vinícius.

A gerente de unidade de conservação e recursos hídricos, Carolina Lacerda da Cruz, deu mais detalhes sobre o curso. “Nós tratamos da parte técnica, de legislação, da parte de cadastro do CAR e de análise, que é o nosso principal objetivo. Dessa forma, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente são capacitados pra poder fazer a análise do CAR aqui em Barra Mansa”, destacou Carolina.
Para mais informações, o telefone disponível da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) é: (24) 2106-3408.