Reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil, Câmara de Vereadores e associação de moradores

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, realizou na tarde desta quinta-feira (09), no Parque Natural Municipal de Saudade, audiência para apresentar a proposta da Parceria Público Privada da Iluminação Pública. A iniciativa é um dos primeiros passos para confirmar o processo de licitação para a instalação de LED em toda a extensão territorial do município.

O projeto foi apresentado pelo secretário e presidente do Fundo Especial de Iluminação Pública, César Carvalho. Ele disse que o prazo inicial da concessão será de 25 anos e o valor máximo estimado é de R$195.000.000,00 para uma contraprestação mensal máxima de R$650.000,00. “Com isso, nossa meta é levar além da melhoria da iluminação pública, segurança aos cidadãos e o fomento ao desenvolvimento econômico, atraindo novos empreendimentos. Desta forma, garantiremos sustentabilidade, eficiência energética e redução de custos”.

Atualmente, o município dispõe de 15.369 pontos de iluminação pública, mas esse quantitativo pode ser 10% maior, com pontos de falhas de 15%. Após a modernização do sistema, a estimativa de pontos de falha reduz para 2%.

No primeiro ano, o investimento estimado é de R$20.152.086,20 com a modernização do parque de Iluminação pública em sua totalidade. A perspectiva é de que o envelhecimento médio do parque não final da concessão seja de 3,53 anos. A proposta para a parceria público privada estabelece que entre outras responsabilidades da concessionária, a manutenção corretiva emergencial em até 24 horas, a não emergencial em 48 horas e a implantação do Sistema de Informatizado de Gestão (SIG). O consumo médio de energia em Barra Mansa é de 1.001,37 MWh.

A modernização do sistema permitirá a implementação de um programa de redes inteligentes (smart grid), com automação das redes de distribuição, medição remota, combate à fraude e corte/religa remoto melhorando substancialmente a energia elétrica, a telegestão em 20% do Parque de Iluminação, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por LED.

Após a apresentação, a reunião foi aberta para esclarecimentos de dúvidas. Os participantes, entre eles representantes de associação de moradores, Câmara de Vereadores e da sociedade civil, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e obter respostas do presidente do Fundo Especial de Iluminação Pública e do departamento jurídico do órgão.