Durante o evento foram eleitos os novos titulares e suplentes do CONDEMA

Com a perspectiva de construir políticas ambientais públicas eficazes, com a participação da sociedade e entidades representativas, a Prefeitura de Barra Mansa por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta quarta-feira, dia 08, a 8ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorreu no Parque Natural Municipal de Saudade e reuniu diversas autoridades públicas, como o prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima, os vereadores Paulo Sandro, Eduardo Pimentel, Demerson Prado (Deco), entre outros. Ainda durante a Conferência, foram eleitos os novos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O anfitrião da Conferência e secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, disse da sua satisfação em realizar  a oitava edição do evento e ressaltou que a discussão sobre política ambiental é bem abrangente e deve envolver toda a sociedade civil.

A vice-prefeita Fátima Lima, parabenizou a Secretaria pela organização do evento e agradeceu aos conselheiros por colaborarem na discussão sobre os avanços das políticas ambientais. “Muitas pessoas vivem em áreas ilegais e de risco, não porque querem, mas, às vezes, por não terem escolha. O município não se acomoda diante destes fatos, por isto, temos trabalhado e avançado bastante na questão da regularização fundiária”.

Em seu discurso, o prefeito Rodrigo Drable, enalteceu que alguns resultados obtidos nos últimos anos foram frutos de debate, dedicação, direcionamento e esforço, proposto nas conferências. “Se hoje estamos em uma posição muito melhor no faturamento de ICMS verde, por exemplo, é porque dedicamos esforço neste sentido. Algumas políticas públicas são efetivas e merecem ser valorizadas e outras têm que ser construídas e implementadas para a gente ter um futuro diferente. Somos referência na regularização, que é algo que nos coloca em destaque no Estado do Rio de Janeiro, mas penso que os serviços que realizaremos nas áreas de alagamentos serão impactantes e resolverão problemas que afetam a nossa cidade há anos”.

O prefeito comentou ainda acerca da barragem no Rio Barra Mansa como forma de resolver as constantes cheias que afetam os moradores dos bairros Santa Clara, São Luiz e da Rua Nova Esperança. “Desde 2015, falávamos sobre a construção da barragem no Rio Barra Mansa. O Vinicius, secretário, pegou a ideia e fez um projeto para viabilizar a estrutura. Quem entende disso diz que esse é o caminho para solucionarmos o problema que afeta muitas famílias todos os anos. Estamos em fase de contratação da empresa para a construção da barragem. Não é simples, pois existem complexidades para a realização da obra, mas os recursos já estão garantidos. Aí sim, viramos a página da história da cidade de algo que é tão ruim. Esse é o legado que nossa geração poderá deixar para o futuro”.

EIXOS TEMÁTICOS – Dois importantes eixos temáticos foram debatidos durante a Conferência: O licenciamento ambiental e a regularização fundiária no município. Segundo Vinícius Azevedo, o município realiza atualmente quase a totalidade dos licenciamentos ambientais. “Algo em torno de 5% dos licenciamentos são encaminhados para o Instituto Estadual do Ambiente, os 95% restante ficam a cargo do município”.

Com referência à regularização fundiária, estudos estão sendo realizados na faixa marginal de proteção dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaína, incluindo a análise das manchas de inundação com base nos últimos 25 anos de recorrência média.

ELEIÇÃO DOS NOVOS CONSELHEIROS AMBIENTAIS

Ainda durante a 8ª Conferência Municipal de Meio Ambiente foi realizada a eleição dos novos conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

A nova composição terá a participação de representantes das Secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento Urbano, de Educação, além da UNIFAA, FAETEC, OAB, Rotary Clube, ACIAP, Sindicato Rural, Sindpass, ArcelorMittal, FS Ambiental, ONG Verde que Salva e APFAM.