Além de debater as políticas públicas de desenvolvimento sustentável, evento elegeu novos membros do Condema para o biênio 2019/2021

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (23), a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Destinada a ampliar as discussões acerca da formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, o evento reuniu representantes de toda a sociedade: setor público, sociedade civil organizada e setor empresarial. Ainda durante o encontro, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente para o biênio 2019/2021.

A vice-prefeita, Fátima Lima, representando o Executivo disse o quanto às discussões sobre políticas públicas de preservação ambiental são importantes para nortearem as ações do governo. “Por cada canto da nossa cidade é possível perceber a preocupação em conservar a natureza. Nossa intenção é multiplicar as informações para que cada cidadão cuide da cidade como se fosse a sua própria casa ou o seu próprio corpo. O governo do prefeito Rodrigo Drable tem se empenhado muito para concretizar avanços neste segmento, por entender os sérios problemas ambientais que afetam o mundo e, consequentemente, Barra Mansa, e a necessidade urgente da mudança de comportamento dos cidadãos para a preservação da vida como um todo”, ressaltou Fátima.

O secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, comparou a Conferência a uma semente, que precisa germinar e produzir frutos. “Hoje, vamos eleger a nova composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente a fim de determinarmos as políticas públicas do município e deliberarmos sobre as ações a serem executadas com base no Código Florestal”, detalhou.

Beleza ainda lembrou que os resultados das políticas ambientais são percebidos a médio e longo prazo e enumerou algumas ações já implementadas, como a inserção da educação ambiental na grade curricular da rede municipal de ensino; a retomada da produção de mudas no horto municipal, a celeridade e comprometimento do governo na liberação das licenças ambientais, a recuperação do Parque Natural Municipal de Saudade e do Horto Municipal, além do reconhecimento da unidade de conservação Cândido Silva como Área de Preservação Ambiental.

O atual presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, comentou sobre a legislação ambiental vigente no país. “Já avançamos no que se refere à cobertura vegetal e conservação de florestas, no entanto, ainda é necessário observar as especificidades das macrorregiões e perceber as suas reais necessidades, que podem ser o tratamento do esgoto sanitário e outras”, salientou.

A CONFERÊNCIA – O evento foi aberto com a leitura do Regimento Interno doa 7ª Conferência de Meio Ambiente, seguido de apresentação dos eixos temáticos ocupação das faixas marginais de proteção, Unidades de Conservação e ICMs Ecológico. Na sequência foram formados grupos de trabalho para debaterem sobre os temas elencados.

À tarde foram apresentados os resultados dos debates e realizada a eleição dos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e plenária de encerramento.

Composição do Condema 2019/2021

Poder Público:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretaria Municipal de Planejamento Urbano

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)

Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural

Sociedade Civil:

Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap)

Rotary Club Alvorada

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Entidades com direitos a cadeira no conselho:

Sindicato Rural de Barra Mansa

Sindpass

Associação dos Produtores Familiares

Associação Verde que salva

ArcelorMittal

DM Consultoria

A eleição dos membros que irá compor a diretoria acontecerá no dia 13 de agosto durante a primeira reunião ordinária do conselho. Na ocasião, as entidades farão a nomeação dos seus representantes. O encontro será no Parque Municipal de Saudade, às 14 horas.