Evento aconteceu neste sábado (03) e foi destinado aos alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou neste sábado, dia 03, o 2º Campeonato de Jogos Educativos Digitais. O evento foi destinado aos alunos da rede municipal de ensino, do pré-escolar ao nono ano, tendo o objetivo de estimular e favorecer o aprendizado dos discentes e o processo de socialização, mobilizar esquemas mentais, estimular o pensamento e a ordenação de tempo e de espaço através de jogos digitais educativos.

Os estudantes acessaram os jogos em casa através de QR Codes enviados às unidades escolares. A assessora de TecnoMaker, Marilia Avila, contou um pouco sobre os objetivos do campeonato:
– A Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa acredita que, ao oportunizarmos com intencionalidade jogos educativos como estes em nossas aulas, o resultado do desenvolvimento e a produtividade do educando são extremamente satisfatórios. O campeonato traz mais uma vez objetos do conhecimento propostos e habilidades desenvolvidas nas aulas de TecnoMaker referentes à tecnologia, cultura maker e robótica educacional, associados às habilidades de componentes curriculares de cada ano de escolaridade.

Também assessora de TecnoMaker, Débora Laurindo explicou como toda a experiência desses eventos faz a diferença e é importante no desenvolvimento das crianças envolvidas:
– Essa vivência repleta de experiência e inovação se torna mais significativa aos nossos estudantes, fazendo com que haja, de fato, um aprendizado efetivo, provocador, impulsionador e transformador. Além disso, valoriza a experimentação, possibilita um ambiente colaborativo que incentiva muito o trabalho em equipe e a comunicação. Diante de tantos recursos, os estudantes são instigados a imaginar possíveis soluções para problemas apresentados, o que incentiva a criatividade, característica extremamente valorizada nos jovens atualmente.

O campeonato é dividido em quatro modalidades, que contemplam desde a Educação Infantil ao 9º ano do Fundamental II:

1º: Divulgação na Unidade Escolar
2º: Participação nos Jogos Educacionais Digitais
3º: Divulgação dos três primeiros lugares em cada modalidade no Canal da SME – Do Aprender ao Ensinar, a partir das 18h do dia 03 de junho.
4º: Por fim, a premiação que terá data e local a serem divulgados futuramente.