Ação será realizada a partir do dia 12 de abril nos bairros Nova Esperança e São Pedro

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vai realizar, a partir deste mês, mutirões para atualização de dados das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal. A primeira etapa da ação será no dia 12 de abril, na quadra do bairro Nova Esperança.
A intensificação do trabalho ocorre para suprir determinação do Governo Federal e para evitar o bloqueio do Bolsa Família para as famílias que dependem do auxílio. Em Barra Mansa são 24 mil famílias inscritas no programa, sendo que que 3.500 correm o risco de ter o benefício bloqueado pelo Governo Federal caso não realizem a atualização dos dados. De janeiro a março de 2023, foram mais de três mil novos registros no CadÚnico para o recebimento do benefício.
O mutirão será realizado em todos os seis CRAS do município em datas posteriormente divulgadas. As famílias que necessitam atualizar seu cadastro estão recebendo, desde o final de 2022, notificações pelo aplicativo “Caixa Tem” ou pelos extratos bancários no ato de saque do benefício.
O objetivo do mutirão é garantir a continuidade do programa a todos os usuários. Para isso, um responsável deve comparecer na ação portando documento de todos os membros da família e comprovantes de residência e de renda. Além disso, para menores de 18 anos, é necessário levar declaração escolar e caderneta de vacinação atualizada.
O secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, ressaltou o pedido do prefeito Rodrigo Drable para intensificar esforços para não afetar o benefício dos moradores barra-mansenses.
– Esse trabalho é de suma importância para a nossa região e quem ganha no final somos todos nós, especialmente essas famílias. Os mutirões permitem a busca dessas pessoas, fazendo também com que possamos alertar, incentivar e inserir as mesmas no benefício. O benefício tem grande papel no combate à fome, à desigualdade e ao desemprego, além de ajudar a movimentar o comércio e a economia de Barra Mansa – declarou o secretário.
A gerente de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, Cátia Batista, contou um pouco sobre como vão funcionar os mutirões no município.
– Hoje em Barra Mansa, nós estamos com quase 3 mil pessoas na listagem para ter benefício cancelado, por falta de atualização, entre outros fatores. Como o Bolsa Família retornou, nós estamos cumprindo muitas regras para que possamos entregar o melhor serviço possível. Por isso, fizemos esse chamamento, para obter um número maior de atualizações do cadastro. Vamos dar início, no dia 12, na área do CRAS São Pedro, que é o CRAS que tem o maior número de bairros como referência – informou.

Serviço: Mutirão de atualização cadastral do Programa Bolsa Família

Data: 12 de abril (quarta-feira)
Local: Quadra do Nova Esperança

Data: 14 de abril (sexta-feira)