Atividades vão acontecer ao longo da próxima semana para lembrar a data, celebrada no dia 24

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, irá promover diversas ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O município possui um programa de controle da doença. Após triagem realizada por médicos da rede pública, Pedro Cezar Fagundes e Pedro Cezar Fagundes Junior, os pacientes iniciam o tratamento.

De acordo com a coordenadora do programa, Hellen Martins, haverá o Dia D de combate à doença e capacitação de médicos e enfermeiros da Atenção Básica.

“Vamos apresentar toda a parte técnica ligada ao diagnóstico da tuberculose e falar também sobre todo o funcionamento do Programa. Para os pacientes teremos diversas ações. Além disso, todas as unidades de saúde vão realizar palestras e outras atividades de conscientização e informação às comunidades”, explicou Hellen.

A coordenadora disse também, que o preconceito ainda permeia a doença. “A tuberculose ainda é muito estigmatizada, o paciente tem o receio de falar com as pessoas de seu convívio sobre ela, por conta do preconceito que ainda existe. Isso afeta na procura por tratamento”, revelou.

Segundo o médico Pedro Cezar Fagundes Junior, os atendimentos aos pacientes são feitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, a partir de encaminhamento, mas há pacientes que suspeitam da doença e procuram, de forma esporádica, o atendimento sem passar pela triagem.

“Em Barra Mansa o programa de controle da doença funciona há pelo menos 40 anos e atualmente nossa média de atendimentos é de 20 a 25 pacientes por semana. Nós temos uma minoria que busca o atendimento de forma espontânea, por já conhecerem o nosso trabalho ou já terem passado por tratamento aqui. Em sua grande maioria, os pacientes chegam até nós por meio de encaminhamentos”, explicou.

O médico destaca ainda que a tuberculose é causada por uma bactéria que geralmente acomete os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos e rins. “Essa é uma doença que se transmite pelo ar, por meio de tosse, espirro ou mesmo fala. O tratamento tem, em grande parte, resposta positiva. Podemos dizer que é extremamente eficaz, mas depende muito do paciente seguir o que é recomendado”, explicou o médico.

Diagnóstico e Transmissão

A doença pode ser identificada a partir de sintomas como tosse, com ou sem escarro por mais de três semanas, e pode ser acompanhada de febre, sudorese noturna, perda de apetite, emagrecimento e cansaço.

“A tuberculose não se manifesta de forma grave inicialmente, por isso o quanto mais precoce for diagnosticada, menos agressiva será e com melhor resposta ao tratamento. A gravidade, no ponto de vista de Saúde Pública, é com relação à transmissão, o que é muito difícil da população compreender. Por exemplo, se o paciente fica um ano com a doença sem se tratar ele vai transmiti-la a, pelo menos, a 10 ou 15 pessoas”, alertou o médico.

O Programa Municipal de Tuberculose oferece atendimento na Rua Pinto Ribeiro, nº 65, no Centro, junto a UBS Centro. Interessados em tirar dúvidas ou procurar por atendimentos podem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é o (24) 3322-9192.

-21 a 25/03:

– Sala de Espera com o tema ‘Tuberculose nas unidades de saúde’

– 24/03, no Parque Municipal de Saudade, às 14h:

– Palestra: Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose – Dr. Pedro Fagundes, pneumologista do Programa Municipal de Barra Mansa;

– Perfil Epidemiológico e Fluxograma – Hellen Martins, enfermeira do Programa Municipal de Barra Mansa;

– Estratégias e condutas para Tratamento Medicamentoso em Tuberculose – Vinícius Bicalho,  Farmacêutico do Programa Municipal de Barra Mansa.