Encontro foi realizado no Colégio Vereador Paulo Basílio de Oliveira, unidade que ofertará o ensino na modalidade em tecnologia no próximo ano

Nesta quarta-feira, dia 06, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, realizou o ‘2° Simpósio das Escolas Vocacionadas’. O encontro aconteceu no Colégio Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova, unidade que, em 2024, ofertará o ensino vocacional em tecnologia.
Além da equipe diretiva e dos professores da própria instituição, estiveram presentes representantes das demais escolas vocacionadas do município: as unidades Socioambiental Gelson Silvino, do bairro Moinho de Vento, e Ciep 483 Ada Bogato, do bairro Paraíso de Cima, e a Vocacionada à Música – Ciep 485 João Batista de Barros, do Bom Pastor. De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, o simpósio teve o objetivo de apresentar os trabalhos e compartilhar as experiências das unidades escolares.
_ Neste encontro são apresentadas as boas práticas que vêm sendo trabalhadas nas unidades escolares, mais especificamente nas vocacionadas, a fim de que isso se perpetue e sejam absorvidas pelas demais instituições – disse Marcus.
Ainda segundo o secretário, além da troca de experiências, o encontro é importante para o desenvolvimento de conteúdo. “O simpósio contribui diretamente na produção de material científico, escrevendo todo o arcabouço de uma escola vocacionada. Temos o incentivo aos colegas que estão ou vão para o mestrado e que vão desenvolver dentro da nossa rede de ensino”, frisou Marcus.
Outro ponto destacado no encontro foi a apresentação do projeto da escola vocacionada em tecnologia, que será aplicado no Colégio Vereador Paulo Basílio de Oliveira em 2024. “No início do ano letivo nós vamos adotar aqui o ensino de tecnologia, com um modelo experimental, pois será a primeira vocacionada que não terá tempo integral e que posteriormente poderemos replicar na rede”, finalizou o secretário.