Barra Mansa participará da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social
Evento acontecerá entre os dias 05 e 08 de dezembro, em Brasília

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Barra Mansa foi eleita para participar da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, na função de delegação do Estado do Rio de Janeiro. O evento vai acontecer nos dias 05, 06, 07 e 08 de dezembro, em Brasília. As conferências são instâncias que têm como função a avaliação da política do setor e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços que permitem o debate e a avaliação da política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

A gerente da Proteção Social Básica de Barra Mansa, Cátia Batista de Souza, foi eleita como delegada nacional, em representação governamental do Médio Paraíba, em um município de grande porte; já a assistente Social e coordenadora do CRAS Vila Coringa, Adriana Gomes Coelho, está na suplência representando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social.
Cátia falou um pouco sobre o objetivo da participação da Secretaria no evento. “Esse processo conferencional, após a pandemia, alerta os profissionais da Política de Assistência Social sobre a mudança do perfil dos nossos usuários. Hoje atendemos pessoas que até bem pouco tempo atrás não tinham perfil para os nossos atendimentos e nós precisamos encaminhar com urgência ao Governo Federal a importância do aumento do confinamento. São muitas as questões a serem debatidas na Conferência Nacional e representar Barra Mansa é uma grande honra”, comentou.
O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, falou da importância dessa eleição para a Secretaria e o município e frisou o trabalho do prefeito Rodrigo Drable para que isso fosse possível.
– A eleição é muito importante para a nossa pasta, para que possamos fazer parte das decisões do SUAS a nível federal e estadual. Para o nosso município, é um ganho enorme ter um representante no conselho estadual que possa estar reivindicando por Barra Mansa e pela região do Médio Paraíba. Essa conquista é fruto do trabalho do prefeito Rodrigo, que investe muito na Assistência Social da cidade – finalizou Fanuel.

Foto Chico de Assis