Objetivo do encontro foi discutir as adequações dos serviços diante do atual cenário, provocado pela Covid-19

Na última quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa (SMMDS), participou de uma reunião online do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), setor responsável por políticas públicas relacionadas aos mecanismos de garantia de fundos voltado aos cuidados dos rios. A participação dos municípios no conselho permite a atuação nas discussões ambientais e a atualização sobre os acontecimentos do estado, facilitando e garantindo a busca de verbas destinadas ao tratamento dos afluentes.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinicius Azevedo, destacou a importância da participação do município nos encontros promovidos pelo conselho. “Essa é mais uma ação da prefeitura em busca de maior participação e de melhores oportunidades para garantir recursos ao município. Nesses encontros são debatidos assuntos como escassez de água, abastecimento público, cobrança pelo uso de água, tratamento de esgoto, entre outros temas relacionados a recursos hídricos”, explicou o secretário.

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos da SMMDS, Douglas Muniz, no ano anterior, o município participou do processo eleitoral para renovação do conselho, que seria em abril, porém devido a pandemia, a posse foi postergada. “Para o Poder Público municipal são disponibilizadas três cadeiras e Barra Mansa conseguiu uma delas. Hoje, nossa participação é apenas como membro do conselho, mas podemos nos candidatar para uma das câmaras técnicas, que será formada na próxima reunião do conselho”, disse.