Doença é causada por bactéria e pode ser transmitida para pessoas após picada de carrapato

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal Saúde (SMS), está orientando e reforçando junto aos munícipes a importância dos cuidados e da prevenção à febre maculosa. Trata-se de uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. O tratamento é feito com auxílio médico, e, quanto mais rápido for buscado o tratamento, melhor será a resposta aos antibióticos.
A veterinária da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, Millene Borges, comentou que, há muitos anos, Barra Mansa não registra casos da doença em humanos, mas ressalta a importância dos cuidados. “Para a pessoa que esteve em áreas verdes e está com suspeita de contaminação, as primeiras recomendações são tomar banhos quentes com bucha vegetal e fazer uma vistoria no corpo por conta das picadas. Caso tenha o carrapato, o correto é retirar com uma pinça, e nunca puxar ou quebrar o parasita”, explicou a veterinária.
O supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, Antônio Marcos Rodrigues, destacou que, entre os animais que podem hospedar a bactéria, estão cavalos, capivaras, gambás e cães que circulam em locais com infestação e transportam o carrapato-estrela infectado.
Para mais informações, o contato com a Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa pode ser feito através do telefone: (24) 3512-0722.