Secretarias Municipais participam das ações, entre elas serviços de Saúde pelo Dia Mundial do Diabetes, Feira Criativa e Júri Simulado no CEI Vieira da Silva

A prefeitura de Barra Mansa, através de Secretarias Municipais, promove nesta sexta-feira, dia 12, uma série de eventos para a população. Entre eles serviços de Saúde pelo Dia Mundial do Diabetes, Feira Criativa e Júri Simulado no CEI Vieira da Silva.

Na Praça da Matriz, segue até às 18h, uma série de serviços com orientações sobre o diabetes, medição de glicose, aferição de pressão, massagem relaxante, corte de cabelo e barba. A atividade é promovida pela Secretária de Saúde, através da Adibam (Associação dos Diabéticos de Barra Mansa), em parceria com o Instituto José Rodrigues, o Rotary Club, UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e Instituto de Beleza Renata Freire. O evento é em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

A presidente da Adibam, Eterna Quintão, explicou a importância ação. “Nós da Adibam, damos assistência na Associação a cerca de 15 mil munícipes. O que estamos realizando hoje é mais uma conscientização para a população e chamar a atenção para que todos se cuidem”, explicou.

O aposentado José Romildo, de 62 anos, participou do evento e elogiou a ação. “As meninas são bastante atenciosas, dão boas orientações e têm muita calma. Estão todos de parabéns!”.

FEIRA CRIATIVA

Já na Praça da Liberdade, com a organização da Fundação Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, acontece a ‘Freira Criativa’, com a participação de 20 artesãos do município. Além desta sexta-feira, a atividade também ocorre neste sábado, 13, das 9h às 18h.

“É lindo ver nosso grupo de artesãs e artesãos podendo expor seus trabalhos; podendo mostrar aos moradores o que fazemos. Gostaria de agradecer aos nossos secretários e ao prefeito Rodrigo Drable, pelo total apoio e suporte para a realização da nossa Feira Criativa”, diz Leila Barroco, artesã responsável por esta edição do evento.

JÚRI SIMULADO

O Centro de Educação Integrada Vieira da Silva, em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), realizou na manhã desta sexta-feira, 12, uma simulação de júri com os alunos do 9º ano.

O professor de história Diogo de Jesus Costa, idealizador do projeto e aluno do curso de direito no UBM, apresentou uma proposta para a direção da escola, que entrou em contato com a coordenação do curso de Direito e desenvolveram em conjunto a atividade. O debate enfatizou os princípios democráticos da Era Vargas, os pontos positivos e negativos do período.

A abertura foi feita pelo professor do UBM Glauco Cunha, que destacou a importância da democracia e da Constituição Federal; e pelo advogado Hugo Soares, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que falou sobre o processo do Tribunal do Júri. Após as palestras, os alunos realizaram o júri simulado.

“No projeto os alunos tiveram a oportunidade de debater e conhecer mais sobre o período da Era Vargas. Sendo algo visto de forma diferente ao convencional, despertando mais o interesse dos alunos”, explicou o professor Diogo.

A diretora do CEI Vieira da Silva, Sandra Maria, comentou sobre o trabalho. “Foi um momento rico de conhecimento e de reflexão sobre a importância do período histórico da Era Vargas para a atualidade. Foi muito bacana ver os alunos empenhados em seus papéis. Quero agradecer a todos e também ao UBM”, concluiu.

Fotos: Paula Dimas