A autobiografia ‘Perseverança’ conta a história de vida e a importância dos estudos para Valério Marcelino Braga, jornaleiro que se tornou médico

Os alunos do Centro de Educação Integrada (CEI) – Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, localizado no Centro de Barra Mansa, puderam prestigiar na manhã desta sexta-feira, dia 9, a entrega do livro ‘Perseverança – A escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia’. A autobiografia do neurocirurgião Valério Marcelino Braga foi entregue e assinada para, em média, 130 alunos presentes na cerimônia.

O profissional foi recebido com teatro e apresentação de música realizados pelos alunos e com um compilado de vídeos com mensagens feitas por familiares, amigos e pacientes em sua recepção. O evento contou com a gerente de Educação Básica da SME, Alessandra Mara Leone Magalhães, além de professores e diretores da instituição.

Valério reiterou para os presentes que foi o primeiro profissional em sua família a conseguir um diploma e que quebrou um ‘ciclo de 100 anos’. “Não devemos ser imediatistas. Temos que, a todo custo, batalhar e buscar concretizar os nossos sonhos, independente do tempo que levar. Quebrei um ciclo secular na minha família e é uma honra poder compartilhar com todos eles esse diploma e minha autobiografia”, ressaltou o neurocirurgião, agradecendo o colégio CEI.

O diretor adjunto do colégio, Ricardo Augusto de Paiva Barros, destacou a atividade realizada no colégio e a importância da autobiografia para a instituição. “A nossa intenção é sempre trazer pessoas importantes para transmitir conhecimento e inspirar estas crianças em suas escolhas no futuro. O livro do Valério com certeza vai inspirar muitos profissionais excelentes para o futuro e, quem sabe, não podemos trazer eles para apresentar seus livros aqui na escola? Seria gratificante”, destacou Ricardo.

O secretário de Educação, Marcus Barros, falou sobre a importância da autobiografia na rede municipal e da leitura na formação dos jovens. “Sempre ressalto que o nosso objetivo é formar pessoas boas, de caráter e profissionais exemplares. O que o doutor Valério vem fazendo em nossas escolas é sensacional, sempre com muitas histórias e ensinamentos que inspiram os estudantes. A história pessoal e profissional do autor nos mostra que podemos conquistar o que quisermos através da educação”, afirmou o secretário.

Valério aproveitou a ocasião para aconselhar todos os presentes. “Eu vi muitas crianças com o brilho nos olhos que eu tinha há muito tempo nos meus tempos de escola e faculdade. Venho muito feliz entregar minha obra nas escolas da rede municipal. Fico muito satisfeito em encorajar e mostrar minha história para todos os alunos presentes, que são nosso futuro”, encerrou Valério.