Atendimento vinha sendo realizado no Centro de Especialidades Médicas (Cem)

Visando centralizar as ações do Plano Municipal de Imunização em um mesmo lugar, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, está instalando uma nova estrutura para aplicação das doses da Pfizer no Parque da Cidade. O local já abriga a vacinação da Coronavac e AstraZeneca em sistema drive-thru e na Tenda da Vacina para pedestres.

Barra Mansa já vem utilizando a Pfizer em pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Anteriormente o atendimento era realizado no Centro de Especialidades Médicas (Cem), que oferecia a estrutura necessária para a aplicação desta vacina, que requer cuidados especiais. Porém, devido à grande procura, foi necessário transferir de local. O novo espaço escolhido foi a Sala de Espetáculos Tulhas do Café, que contará com oitos pontos de vacina.

Rodrigo Drable usou suas mídias sociais para explicar a mudança de local. “Semana passada nós recebemos as primeiras doses da vacina da Pfizer, uma vacina que tem condições de aplicação diferenciadas e um padrão de exigência diferente do que vimos utilizando com as vacinas da Coronavac e da AstraZeneca. Nós temos que ter um controle de temperatura, o ambiente tem que ser confinado e ela não serve para drive-thru. Em função disso, nós tivemos alguns problemas utilizando o Cem. Muita gente foi, houve aglomeração e filas, coisa que foge do padrão que nós estabelecemos aqui em Barra Mansa”.

Drable também falou sobre a escolha. “É um espaço que vai permitir que façamos o atendimento com qualidade às pessoas que venham a tomar a vacina da Pfizer. Eu peço desculpas pela semana passada termos tido problemas, mas é a vontade de vacinarmos sempre. Muita cidade abriu mão de utilizar essa vacina pela dificuldade, mas nós entendemos que aqui em Barra Mansa cada vacina é fundamental e importante para salvar”.

Chegada de novos lotes de vacinas

Nesta segunda-feira (31), o município recebeu 6.070 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 1.170 doses da Pfizer, 160 Coronavac e 4.740 da AstraZeneca. O lote, enviado pelo Governo do Estado, veio de caminhão, diferente das outras vezes que o transporte foi realizado por helicóptero.

A Pfizer será utilizada como primeira dose para pessoas com comorbidade e deficiências e a Coronavac em ambas as doses. A Secretaria de Saúde ainda está estudando a estratégia de aplicação para a AstraZeneca.