Imunização contra cães e gatos começou nesta quinta-feira, dia 13, e segue até o sábado, 15

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, iniciou nesta quinta-feira, dia 13, a vacinação antirrábica, gratuita, em distritos da cidade. A ação percorre a sede e estradas vicinais de Amparo, Santa Rita, Antônio Rocha, Floriano (Vila dos Remédios e Primavera) e Rialto. Nesta sexta e sábado, dias 14 e 15, a imunização será realizada em Amparo. Todos os dias, a atividade acontece das 9h às 16h.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental do município, Antônio Marcos, destaca que podem ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses de idade. “É importante que um adulto esteja presente para fazer a contenção do animal. Cães e gatos devem estar em boas condições de saúde. Cadelas prenhas ou amamentando não devem ser vacinadas”, acrescentou.

Ainda segundo o coordenador, a raiva é uma doença viral, quase sempre letal, que é transmitida por sangue ou saliva de animais contaminados, normalmente através de mordida de cães e gatos. “Por isso, é importante que os proprietários desses animais domésticos os protejam através da vacina”, concluiu.